II Semana de Mobilidade promove bicicletaço e pista fechada em Ilhéus neste domingo (23)


Programação da II Semana de Mobilidade de Ilhéus

Encerrando a programação da II Semana de Mobilidade de Ilhéus, o projeto MobCidades, coordenado localmente pelo Instituto Nossa Ilhéus, promove um bicicletaço e a comemoração do primeiro ano do projeto ‘Pista fechada, vida saudável’, neste domingo (23). Depois de realizar debates no Plenário da Câmara de Vereadores abordando acessibilidade, uso da bicicleta, mobilidade a pé e transporte público, o evento convida a população a experienciar a cidade para além do automóvel. Para mais informações, acesse: www.nossailheus.org.br

O Bicicletaço tem início às 7h30, saindo do Hernani Sá em direção a Avenida Soares Lopes. Os interessados em participar devem fazer sua inscrição gratuita no Colégio Estadual Moysés Bohana, no Colégio Estadual Professora Horizontina Conceição ou com o diretor de eventos da Associação dos Criativos do Hernani Sá, Odailson Aranha (73 99961-2376).

Já às 15h, na Sapetinga, será comemorado o primeiro ano do projeto ‘Pista Fechada, Vida Saudável’, que foi iniciado na Semana de Mobilidade do ano passado e virou lei, permitindo o fechamento, aos domingos e feriados, de vias públicas em pontos específicos da cidade, para dar amplo acesso à população para a prática de atividades esportivas, de lazer, cultura, entretenimento e comércio.

Além da intensa programação, a população ilheense também pode se engajar no tema, por meio do Concurso de fotografia estudantil ‘Olhar inclusivo Ilhéus’, que desafiou os estudantes do Ensino Médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e do Colégio Estadual Moysés Bohana. Eles fizeram fotografias sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos pedestres no deslocamento pelas ruas e no acesso aos bens públicos da cidade. Acompanhe e curta as fotos no Instagram por meio da #olharinclusivoilheus. A premiação do aluno que tiver a foto mais curtida será também no domingo.

Realização e apoios – A programação da Semana de Mobilidade faz parte do projeto MobCidades – Mobilidade, Orçamento e Direito à Cidade, financiado pela União Europeia, coordenado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), e articulado localmente pelo Instituto Nossa Ilhéus. O objetivo é fortalecer políticas de mobilidade urbana no Brasil por meio do monitoramento do orçamento público para o setor. O projeto reúne 10 movimentos de diferentes cidades brasileiras, sendo o INI o único na Bahia.

A Semana de Mobilidade de Ilhéus tem como co-executores a Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, Associação dos Surdos de Ilhéus – ASI, Rotary Club de Ilhéus e Associação dos Criativos do Hernani Sá. Também tem apoio de Câmara de Vereadores de Ilhéus, Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, IFBA, Associação Ilheense de Ciclismo, Rotary Club de Ilhéus Jorge Amado, Canabrava All Inclusive Resort, Hotel La Dolce Vitta, Jardim Atlântico Beach Resort, Microlins, Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), a Ativa Ideia Produção Cultural e Comunicação, Colégio Estadual Moysés Bohana, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e Colégio Estadual Professora Horizontina Conceição, Mobili Planejamento e Consultoria.

Instituto Nossa Ilhéus (INI) – Fundado em 09 de março de 2012, o Instituto é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, com o objetivo maior de melhorar a cidade, e tem como eixos de atuação ‘Educação para Cidadania’, ‘Monitoramento Social’ e ‘Impacto em Políticas Públicas’. Tem como financiador o Instituto Arapyau. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. O INI está aberto a todos que desejam engajar-se em suas atividades. Acompanhe o site www.nossailheus.org.br, o Facebook.com/InstitutoNossaIlheus e o Instagram @nossailheus.