Ilhéus participa do Dia Mundial de Limpeza com ação na Praia da Avenida


Ilhéus participa do Dia Mundial de Limpeza com ação na Praia da Avenida- Foto Abmael Moura

Uma ação compartilhada entre a Secretaria de Serviços Urbanos de Ilhéus, Rotary Clube Ilhéus Jorge Amado, Lions Clube/Pontal e os Projetos Amar e Praia Limpa proporcionou a participação do município no Dia Mundial da Limpeza, sábado (15), na praia da Avenida Soares Lopes. A realização do mutirão, teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância de manutenção da limpeza das praias.

Durante toda a manhã, voluntários recolheram garrafas plásticas e de vidro, copos descartáveis, latas de cerveja, cascas de coco verde e sacolas plásticas, com apoio das equipes de serviços urbanos. Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Hermano Fahning, a Prefeitura de Ilhéus, que é o órgão governamental responsável pela limpeza pública da cidade, não poderia ficar de fora da mobilização. ”Esperamos que essa ação possa criar o sentimento de responsabilidade em relação à maneira como descartar o lixo urbano, para melhorar o descarte de resíduos sólidos”, enfatizou.

A presidente do Projeto Amar, Stella Tomás Silva, disse que foram envolvidas mais de 40 instituições no mutirão, inclusive a Prefeitura de Ilhéus. “Não só coletamos o lixo que encontramos na praia, na restinga e no trajeto até a praia. Também, quantificamos e categorizamos esse lixo porque a finalidade é identificar o problema e buscar estratégias para ampliar o trabalho de conscientização”, ressaltou.

Conscientização – O presidente do Rotary Clube Ilhéus Jorge Amado, André Fonseca, destacou que a preocupação da instituição é apoiar e participar efetivamente de eventos que possam melhorar a condição de vida das pessoas e do planeta. “É um evento internacional de grande importância e precisamos alertar a população de Ilhéus e mundial sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, que é a verdadeira preservação da vida humana. Precisamos ser mais racionais, solidários e fraternos não só entre nós, mas com o planeta”, afirmou.

A presidente do Lions Pontal, Luciene Mendes da Silva Pires, chamou atenção para a ampliação do projeto em Ilhéus. “Realizamos a limpeza das praias sempre em janeiro. Acontecia apenas nas praias da zona sul, mas este ano incluímos a Praia do Cristo, para mostrar à sociedade que queremos uma Ilhéus melhor”. Já Emerson Lucena, do Projeto Praia Limpa, ressaltou que a ação não se limita à limpeza das praias, mas inclui a conscientização da população, “já que isso tem consequência muito grave: a poluição da paisagem e perda de espécies marinhas. Existem diversos estudos no mundo que mostram a correlação direta na morte de espécies marinhas com o descarte irregular de resíduos”.

Projeto Amar – O Projeto Amar é uma iniciativa voluntária de conservação marinha do litoral sul da Bahia, com abrangência nos municípios de Ilhéus e Itacaré, além do distrito de Serra Grande, do município de Uruçuca. Também, atua com monitoramento ambiental dessas praias, dos animais que chegam debilitados e dos ninhos de tartaruga e baleias jubarte e limpezas das praias, além de trabalhar na educação ambiental em escolas, comunidades e nas praias com os pescadores parceiros do projeto.

Secretaria de Comunicação Social – Secom