Bolsonaro sobe para 33% dos votos; Haddad salta para 16% e empata com Ciro em 2º, mostra pesquisa


Clique na imagem para aumentar.

A pesquisa mostra que Jair Bolsonaro (PSL) cresceu nos cenários de voto espontâneo quanto estimulado, e uma ascensão nas intenções de voto do candidato Fernando Haddad, após ele ser oficializado como nome do partido na última terça-feira(11).

É o que mostra a mais recente pesquisa FSB/BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (17) e registrada no TSE ( Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 06478/2018. O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 16 de setembro com 2000 mil eleitores e a margem de erro é de 2% pontos percentuais, para mais ou para menos.

Pesquisa Espontânea

No cenário espontâneo, a intenção de voto de Bolsonaro passou de 26% para 30%, de uma semana para outra, enquanto neste último levantamento apenas 6 % votariam no ex-presidente Lula, antes 12 % da pesquisa anterior. Já Fernando Haddad saltou de 3% para 12%, ultrapassando Ciro Gomes (PDT) que oscilou de 7% positivamente para 8%. João Amoêdo (Novo) se manteve com 3%, enquanto Geraldo Alckimn (PSDB) e Marina Silva (Rede) oscilaram negativamente de 3% para 2%.

Álvaro Dias (podemos oscilou negativamente de 2% para 1%, Henrique Merelles (MDB) passou a pontuar com 1%, enquanto os demais não pontuaram. Não souberam responder seguiram em 22%, não votariam em ninguém foram 13% para 8%, enquanto brancos e nulos seguiram em 4% em uma semana.

Pesquisa Estimulada

Já na pesquisa de voto estimulada- em que há o cenário apenas com Fernando Haddad como substituto de Lula, Bolsonaro passou de 30 % de intenção de voto no levantamento anterior para 33%. Enquanto isso, Haddad ultrapassou Ciro Gomes numericamente com salto de 8% para 16%, mas empatado ainda tecnicamente com o candidato do PDT, que foi de 12% para 14% em uma semana.

Alckim oscilou para baixo no limite de margem de erro, de 8% para 6% empatados tecnicamente com Marina, que novamente teve queda e foi para 8% para 5%. Amoêdo voltou aos 4% ante 3% da semana anterior, enquanto Alvaro Dias viu a sua intenção para baixo, de 3% para 2%. Meirelles tem 2% dos votos neste cenário, ante 1 % de cabo Daciolo (Patri). A Porcentagem de quem não votaria em ninguém caiu de 13% para 9%, branco/ nulo somam 2%, não sabe/não responderam foi de 8% para 5%.

Confira a pesquisa completa no InfoMoney clicando AQUI.