Eleições 2018: Mulheres travam guerra pró e contra Bolsonaro nas redes sociais


Por Jamesson Araújo

Pesquisa Ibope mostra desempenho dos presidenciáveis junto ao eleitorado masculino e feminino.

O clima nas redes sociais é de acirramento total, e a demonstração mais nítida é entre o eleitorado feminino. O grupo “Mulheres Unidas contra Bolsonaro”, dedicado a se opor ao candidato do PSL à Presidência nas eleições 2018, Jair Bolsonaro, ultrapassou um milhão de integrantes, e gerou manchetes em vários sites e jornais brasileiros.

Nesta quarta-feira (12), mulheres que apoiam Bolsonaro responderam e colocaram hashtag #MulheresComBolsonaro como 1º lugar no Brasil e 4º no mundo nos destaques do Twitter.

A região Nordeste é a principal fonte de rejeição das mulheres ao candidato do PSL. Isso se dá devido a um trabalho de desconstrução de sua imagem feita por opositores ao divulgar vídeo da discussão de Bolsonaro com Maria Rosário. Muitas mulheres afirmam que não votam em Bolsonaro por ele ser truculento e misógino.

Apesar da rejeição, Bolsonaro cresceu entre as mulheres, segundo a pesquisa Ibope, e lidera no eleitorado feminino. Saiu de 13 % para 18 % a porcentagem das mulheres que apoiam Bolsonaro.

Essas colocações mostram extrema controvérsia! A advogada Janaina Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, afirma não ver em Bolsonaro traços de radicalismo. A pecha de misógino, por exemplo, não seria justa.

“Conversamos de igual para igual. Ele até se colocou em uma posição desfavorecida nos pontos referentes à minha área de atuação. Então, se eu disser que esse homem é misógino, estarei mentindo”, disse Janaina.
Muitas dessas mulheres que estão no grupo “Mulheres Unidas contra Bolsonaro” são eleitoras de outros candidatos que não votariam no candidato do PSL, isso é totalmente normal.

A tendência é que o acirramento entre as mulheres, gere um debate sobre o rótulo de misógino colocado em Bolsonaro. Se vai ser positivo ou negativo, ai é só aguardar os próximos capítulos dessa novela feminista.