Faculdade renova parceria com o município com projeto de reabilitação em hansênicos


Faculdade Madre Thais

A Faculdade Madre Thais (FMT) através do seu projeto de Extensão PROREABIH (Programa de Orientação e Reabilitação de Incapacidades em Hansênicos) renova parceria com a Secretaria Municipal da Saúde para atendimento aos pacientes com Hanseníase.

O PROREABIH é um projeto criado com muito carinho e zelo pela saúde e pelo ser humano, desejando oferecer aos munícipes de Ilhéus e adjacências a qualidade dos serviços e a excelência dos profissionais da FMT. E neste ano de 2018, o PROREABIH completa dois anos oferecendo atendimento de fisioterapia aos pacientes diagnosticados com Hanseníase e encaminhados pelo CAE III (Centro de Atendimento Especializado), referência em Hanseníase no Munícipio de Ilhéus.

Segundo a Coordenadora do Projeto, Gracielle Santos, Fisioterapeuta Neurológica e Docente da FMT, “As oficinas terapêuticas acontecem às quintas feiras das 14 ás 15 horas no ginásio de Fisioterapia da FMT.

Os pacientes são avaliados, em seguida é elaborado um plano terapêutico voltado para as suas necessidades específicas, visando prevenir e/ou atenuar as incapacidades físicas geradas pela doença. Aqueles que apresentam recidivas são reencaminhados para continuação do tratamento medicamentoso no CAE III, por meio de Referência e Contra referência.”

Com o objetivo de otimizar o serviço, a Faculdade Madre Thaís aceitou o convite da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia para participar do curso de capacitação em Avaliação Neurológica e identificação do grau de incapacidade em Hanseníase que acontecerá no dia 12 de setembro, no município de Jequié-BA. Para este importante curso, a FMT encaminhará a Professora/Coordenadora do PROREABIH, Gracielle Santos, com intuito de oferecer à toda comunidade ilheense e adjacências sempre os melhores serviços, com excelentes resultados, melhorando as capacidades funcionais dos pacientes e consequentemente a qualidade de vida dos mesmos.