“Bahia perdeu o rumo e não atrai investimentos”, diz Zé Ronaldo


A retomada do desenvolvimento para gerar emprego é um dos principais compromissos do candidato Zé Ronaldo, da coligação Coragem para Mudar a Bahia. “Enquanto os outros estados avançam, a Bahia perdeu o rumo ao longo desses 12 anos de governo do PT. Nenhum empreendimento novo foi atraído, nenhum pólo industrial novo foi criado. Tudo o que a Bahia tem hoje foi trabalho realizado há mais de 12 anos”, afirma Zé Ronaldo. Segundo ele, entre 2006 e 2016, o crescimento acumulado do PIB baiano foi de 20,4%, enquanto o crescimento nacional chegou a 26,6%, conforme dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI).

Entre as propostas de Zé Ronaldo está a criação de um parque industrial no oeste baiano, para aproveitar a grande produção de algodão e atrair industrias de fiação e tecelagem. O candidato quer também promover o desenvolvimento das terceira e quarta gerações de produtos petroquímicos, revitalizando a indústria de transformação plástica. “É inacreditável que tenhamos montado um pólo automobilístico na Bahia e eles não tenham conseguido atrair uma montadora sequer para o estado”, revolta-se Zé Ronaldo. “A Bahia tinha o sexto maior PIB do país e agora caiu para a sétima posição, podendo piorar ainda mais se nada for feito”, alerta.

Ainda segundo Zé Ronaldo, o governo do estado precisa reassumir a liderança de projetos estruturantes. “Falta investir em infraestrutura para que os investidores voltem a acreditar na Bahia. Muitos projetos importantes como a vinda da JAC Motors e da Foton não vingaram. A Ferrovia Oeste Leste está muito atrasada e a do Porto Sul nem começou”, pontua, acrescentando que “é preciso criar um projeto para a Bahia que não só agilize esses processos, como também foque no desenvolvimento de outras áreas”.