Setembro amarelo: UESC desenvolve ações para estimular prevenção ao suicídio


UESC desenvolve ações para estimular prevenção ao suicídio

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através do Departamento de Ciências da Saúde (DCS), em parceria com o CDRH e apoio da PROEX, ADUSC, DCE, AFUSC, UNATI, está promovendo ações de prevenção ao suicídio. Ação é uma referência ao Movimento Mundial Setembro Amarelo que estimula a prevenção do suicídio.

Durante este mês serão realizadas diversas atividades com o objetivo de discutir formas de prevenir o suicídio, que tem se constituído em um problema cada vez mais comum em nossa sociedade. Desde 2015, a partir de uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria, o mês de setembro é voltado para discussão desse assunto tão delicado, que provoca marcas profundas tanto nas pessoas mais próximas a quem tenta ou comete o suicídio, quanto em quem não está envolvido diretamente.

Segundo o professor Cristiano Bahia, diretor do DCS “o suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas tentaram tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o assunto, o que só colabora para o aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda,” alerta o professor.