Em programa, Rui e Haddad garantem recuperar programas paralisados por Temer


Foto divulgação.

A certeza do retorno ao período de progresso econômico e social do Brasil, com a volta de Lula e Haddad à Presidência da República, permeou a conversa de Rui e o candidato petista a vice-presidente, no segundo programa Papo treze, postado ontem à noite (29), na página oficial de Rui Costa no Facebook. “Lula ajudou a transformar a vida do povo nordestino, do povo baiano, e vai fazer mais”, reiterou o candidato à reeleição ao governo da Bahia.

Rui elencou as ações transformadoras na educação, durante o período Lula, no âmbito da educação superior, com criação de universidades federais no Sul e Oeste da Bahia; no ensino técnico, que ampliou a rede de institutos federais (Ifba) para 35 unidades hoje. “Lembro que entrei na Escola Técnica Federal da Bahia em 1978, quando só existia uma, e o jovem tinha que sair de sua cidade pra vir estudar aqui no bairro do Barbalho”, conta Rui.

O candidato petista à reeleição também ressaltou a iniciativa pioneira de Lula, Dilma e Haddad, então ministro da Educação (de 2005 a 2012), no ensino infantil, quando ajudaram as prefeituras municipais a montarem 600 unidades de creches no país. Ao que Haddad completou: “São programas como esse que eu acho que a gente tem que recuperar. Vários projetos estruturantes estão sendo parados por esse governo, que parece não ter visão de futuro. Não faz parceria com governadores nem com prefeitos. E não há nem como pensar no governo Temer recebendo governadores e prefeitos, porque eles não têm o que dizer, pois nada mais sai do papel”.