Prefeitura de Ilhéus forma primeira turma profissionalizante com usuários da SDS


Curso de Panificação e Confeitaria na Morada do Porto. Foto – Rodrigo Macedo

“Esse curso chegou na hora certa! Sabemos que estamos em meio a uma crise econômica e o desemprego é alto, e essa é uma oportunidade para gerar renda, vender o nosso próprio produto com qualidade e higiene”, fala, em tom satisfeito, Gilvado Sousa de Jesus, que participou da primeira turma do curso profissionalizante de Panificação e Confeitaria Básica com usuários do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS-OESTE), em Ilhéus.

Realizada pela Prefeitura Municipal, por meio as secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), e pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a formatura da primeira turma, composta de 40 alunos, aconteceu na sexta-feira, 24, na área livre do conjunto residencial Moradas do Porto, do programa Minha Casa Minha Vida.

“Foi um experiência impar, eu tive o prazer de fazer esse curso. Aprendi muitas coisas. Agradeço primeiramente a Deus, ao município e o SENAI, por proporcionarem essa capacitação. Se tiver uma nova oportunidade, farei outro curso novamente”, relata, com alegria, Keven Zindani.

Ao todo, 200 pessoas serão capacitadas com certificado do SENAI, que possui validade de abrangência nacional. Os cursos são realizados para beneficiários do programa federal Bolsa Família, além de famílias referenciadas nos CRAS Centro de Referência da Assistência Social Norte, Sul, Oeste, Vilela e Olivença, a fim de facilitar a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, destaca que os cursos trazem desenvolvimento para o município e treinamento para a comunidade. “Buscamos essa parceria com o SENAI para capacitar a população, é isso que eu que para nossa cidade, e que quando as empresas vierem, empreguem os ilheenses, trabalhem com o povo de Ilhéus”, ressalta.

Estiveram presentes à formatura, os secretários municipais de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva, de Governo, Gil Gomes, o gerente do SENAI Sul, Jurandir Hendler, o administrador da Morada do Porto, Alex Tavares, coordenadores, equipe do CRAS e comunidade.

Novas turmas – Nesta segunda-feira, 27 de agosto, o CRAS Vilela iniciará os cursos de Auxiliar de Fabricação de Pizzas e de Produção de Salgados e Folheados. No dia 17 de setembro, o CRAS Norte oferece cursos de Auxiliar de Doces e Conservas e de Panificação Básica.  Em 8 de outubro, o CRAS Sul, começará as aulas de Auxiliar na Fabricação de Pizzas e Produção de Salgados e Folhados e, no dia 29 de outubro, no CRAS Olivença, acontecem os cursos de Auxiliar na Preparação de Doces de Conservas e de Confeitaria Básica.

Secretaria de Comunicação Social – Secom