Ilhéus comemora sua Padroeira nesta quarta-feira


Pintura no muro lateral da Igreja N Sra das Vitórias

Católicos de Ilhéus celebram nesta quarta-feira (15), data em que é comemorada a Assunção de Nossa Senhora, a festa em louvor a Nossa Senhora das Vitórias, padroeira da cidade de Ilhéus. Este ano a festa começou no dia 6 com o tema “Bem aventurada a virgem Maria, mãe e intercessora”. As novenas serão celebradas, até o dia 14, às 19 horas.

Para o dia 15, a celebração festiva terá inicio às 7 horas com Missa das Intenções, às 10 horas Missa Solene, às 16 horas caminhada de fé, pelas ruas do bairro Teresópolis e do centro da cidade. Após o retorno ao Santuário, situado na Ladeira Nossa Senhora das Vitórias, no Teresópolis, a festa será encerrada com a benção do Santíssimo Sacramento.

Neste ano nacional do laicato (conforme estabelecido pela CNBB), o Santuário Nossa Senhora das Vitórias está passando por uma requalificação graças a iniciativa da professora e médica Monica Moura Costa. Toda a parede lateral da Igreja, ao lado do portão principal do cemitério recebeu a pintura do artista Rildo Moreira (Rildo Forge), que consiste num mosaico sacro com imagens referentes a Assunção de Nossa Senhora.

Também, o ferreiro Militão (frequentador da Missa dos homens, celebrada no Santuário, às 19 horas das quintas-feiras), fez a recuperação de todo gradil do pátio externo e da frente da Igreja. Para isso foi necessário à reconstrução de parte do muro existente. Essa mesma área foi pintada de branco. Toda a alameda principal do cemitério teve o piso de cimento restaurado e receberá tinta-piso verde.Os jardins laterais da Igreja receberam tratamento pela senhora Vânia Albagli.

Para efetivar o investimento, Monica Moura Costa, mandou confeccionar as “fitinhas de Nossa Senhora das Vitórias” que estão sendo vendidas ao preço de um real cada. Essas fitas poderão ser amarradas, pelos fieis, no gradil externo. Nesta área será instalado um acendedor de velas, onde as pessoas, a qualquer hora possam fazer as suas orações com os seus pedidos. “Trata-se de um local ideal para se colocar na presença de Deus. Lugar de beleza indescritível,” ressalta o padre Paulo Brandão. Para a reforma do telhado e da Igreja, Monica Moura Costa, espera autorização e captação de parceiros.

A Igreja

Segundo Borges de Barros (1981), a igreja Nossa Senhora das Vitórias está entre os templos mais antigos da Vila de São Jorge, que àquela época se chamava Nossa Senhora das Neves e depois teve o nome trocado para Nossa Senhora das Vitórias. Os colonos portugueses que habitavam a vila de São Jorge entraram em luta com os aimorés e, vencer a luta, parecia algo impossível. A vitória obtida foi atribuída à ajuda de uma mulher muito branca, que foi vista por muitas pessoas, inclusive por alguns indígenas, lutando ao lado dos colonos.

No final do século XVI, houve novamente a intervenção da santa, quando os colonos conseguiram expulsar os franceses que invadiram a vila. Borges de Barros afirma que os habitantes da cidade tinham menor número que os franceses, mas eram chefiados pelo mameluco chamado Antonio Fernandes, que tinha por alcunha, “Catuçadas”, pela forma como abatia o inimigo. Que com um pequeno exército de vinte homens abateu cinquenta e sete franceses.

O dia 15 de agosto é comemorado pela tradição católica como o dia da Assunção da mãe de Jesus. Nesse dia, é comemorado na cidade de Ilhéus, o dia de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira da cidade.

O frei Agostinho de Santa Maria fornece informações sobre as imagens da Virgem existentes na Vila de São Jorge dos Ilhéos. Segundo ele “a imagem primitiva que existia na vila estava muito estragada, um devoto mandou fazer outra em Lisboa, no ano de 1680. Esta imagem teria chegado estragada em Ilhéus, porque a embalagem não havia sido bem feita. Nessa mesma época, outro devoto, Manoel Filgueiras, mandou construir uma nau em Ilhéus. Ao sair da perigosa barra, a embarcação quase naufragou e ele pediu ajuda a Nossa Senhora das Vitórias. Em agradecimento enviou a imagem danificada para Lisboa, para ser consertada, e ela voltou perfeita.”

No ano de 1887, um incêndio destruiu a igreja com suas imagens, inclusive aquela trazida de Lisboa no século XVII. A imagem que existe atualmente na igreja foi entalhada em Salvador no século XIX. A igreja passou um tempo abandonada até quando o coronel Domingos Fernandes da Silva patrocinar a sua recuperação e a obra foi concluída em 1905, tendo sido seu estilo completamente modificado. Em 1913 foi realizada uma nova intervenção, patrocinada pelo mesmo coronel Fernandes.