Entrevista com Vinicius Briglia, candidato à presidência da OAB Ilhéus


Vinicius Briglia e Arnon Marques Filho

O ADVOGADO VINICIUS BRIGLIA PINTO, PRÉ-CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA OAB DE ILHÉUS, AFIRMA QUE “O MAIOR DESAFIO DA ADVOCACIA ILHEENSE É SUPERAR AS DIFICULDADES IMPOSTAS PELA DISTÂNCIA DA CAPITAL”.

O advogado ilheense Vinicius Briglia Pinto tem sido apontado como pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Ilhéus, cuja eleição deverá ocorrer na segunda quinzena de novembro, mas já começa a esquentar os bastidores da advocacia.

Em entrevista concedida a redação do Blog Agravo, Vinicius afirma que “o maior desafio da advocacia ilheense é superar as dificuldades impostas pela distância da capital e o afastamento da subseção” e que pretende superar esta distância fazendo uma gestão voltada para Ilhéus.

Formado em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz, o advogado que já foi diretor da Escola Superior de Advocacia de Ilhéus Hamilton Ignácio de Castro e conselheiro do Tribunal da Ética e Disciplina da OAB da Bahia, disse que “gestão se faz através do compromisso com a advocacia e vontade de fazer diferente”.

Blog Agravo: O que o levou a colocar seu nome para concorrer a Presidência da OAB Subseção de Ilhéus?

Vinicius Briglia Pinto: Não foi uma decisão pessoal, foi uma decisão de grupo. Após dialogar com advogadas e advogados comprometidos com a causa da advocacia, que viram em mim, potencial para tanto, aceitei colocar meu nome a disposição como pré-candidato a Presidência da OAB de Ilhéus visando conquistas para a advocacia de Ilhéus, Itacaré, Una e Canavieira almejam.

Blog: O que o qualifica como candidato?

Vinicius: Sou advogado militante com 18 anos de advocacia, já fui procurador do Município de Ilhéus e nessa militância, ando pelos corredores dos fóruns, realizo audiências, lido diariamente com juízes e serventuários de justiça, portanto conheço a realidade e as dificuldades de advogar no interior. Fui Diretor da Escola Superior de Advocacia de Ilhéus e fui membro do conselheiro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB da Bahia, portanto, sei o que a nossa subseção precisa para que atenda os anseios dos advogados.

Blog: Quais as propostas que você pretende apresentar aos advogados de Ilhéus.

Vinicius Briglia Pinto: Temos várias propostas voltadas para a advocacia, mas a que considero mais importante é que busca reaproximar o advogado da OAB de Ilhéus, visando facilitar o apoio ao advogado em seu dia a dia. Pretendemos fazer uma gestão participativa e democrática. Hoje o maior desafio da advocacia ilheense é superar as dificuldades impostas pela distância da capital e o afastamento da subseção. A OAB é nossa casa. Vamos abrir a subseção visando facilitar o diálogo entre advogados e OAB.

Blog: E como o pretende encurtar essa distância?

Vinicius: Primeiro fazendo com que as diversas comissões da instituição funcionem. Atualmente o Conselho da Jovem Advocacia e a Comissão da Mulher Advogada atuam de forma mais efetiva. Pra você ter uma idéia e pra exemplificar melhor do que estou falando, fui diretor da Escola Superior de Advocacia de Ilhéus e observo que muitos dos advogados jovens sequer sabem que ela existe. Na época em que fui diretor, ela funcionava, realizamos diversos cursos e palestras, que beneficiava e qualificava o advogado ilheense, com professores e advogados regionais e até mesmo de fora. Sei da importância da ESAD para o fortalecimento da advocacia de Ilhéus e portanto pretendo revitalizá-la. Vamos criar a sala do advogado, onde o advogado que não tenha escritório próprio possa atender seu cliente. Também vamos criar o Clube de Serviços para ampliar os serviços oferecidos pela CAAB. Estamos nos contentando com o que esta sendo proporcionado pela Seccional da Bahia, mas podemos fazer muito mais pela nossa Subseção.

Blog: Você falou que o Conselho da Jovem Advocacia e a Comissão da Mulher Advogada funcionam. E as demais comissões?

Vinicius: Essas comissões são bastante atuantes, temos de reconhecer. Mas também entendemos que podemos fazer mais pelas demais comissões, para que também sejam atuantes, por isso, estamos propondo que a direção das comissões da OAB de Ilhéus seja escolhida pelos seus membros e que observe a participação igualitária da mulher advogada. São barreiras que afasta as advogadas e os advogados das comissões.

Blog: O que acha da atual gestão?

Vinicius: Esta na hora de mudar. A atual gestão sofre o desgaste natural da reeleição. Precisamos retomar os trabalhos que de fato contribuíram para a valorização da advocacia e que foram descontinuados, como a sede da OAB de Ilhéus, construída na primeira gestão de Marcos Flávio Rhem da qual tive participação direta para sua realização. Na ocasião, a subseção de Ilhéus, a mais antiga da Bahia, não possuía sede própria e hoje temos a nossa sede. Foi uma vitória de toda a classe.

Blog: Caso seja eleito, qual será a marca de sua gestão?

Vinicius: Pretendemos deixar a marca da seriedade, respeito e dedicação em prol dos colegas, pois entendo que gestão se faz através do compromisso com a advocacia e vontade de fazer diferente.

Blog: O que é o Movimento OAB sem burocracia?

Vinicius: O Movimento OAB sem burocracia é um espaço criado para que os advogados conheçam nosso projeto para a OAB de Ilhéus e possam contribuir, com ideias e propostas, que visem o futuro de nossa advocacia. Todas as advogadas e advogados que queiram participar, são bem vindos, estamos de braços abertos para recebê-los e ouvi-los.