Bahia: Baralho do Crime é atualizado pela Polícia


Foto divulgação SSP/BA.

Nove cartas do “Baralho do Crime”, da Secretaria da Pública da Bahia (SSP-BA), foram atualizadas com imagens de criminosos procurados pela polícia por tráfico de drogas e homicídios no estado. A informação foi divulgada pelo órgão nesta terça-feira (31).

O “Baralho do Crime” é um catálogo que reúne informações dos foragidos mais perigosos do estado, como nome, apelido, área de atuação, além da foto. A divulgação tem o objetivo de contar com a ajuda de denúncias anônimas que possam colaborar na localização dos criminosos.

Segundo a SSP, Carlos Henrique Santos Silva, o “Cumpadre”, é o novo “Rei de Paus”, uma das mais altas cartas do baralho. Suspeito de homicídio, ele substitui Ednelson Nascimento Conceição, o ‘Mágico’ ou ‘Belo’, que morreu na última semana.

Já o rei e a dama passam a ser, respectivamente, William dos Santos Santana, o “Choquito”, e Leandro Anjos Santos, apelidado de “Teminho”. Conforme a SSP, Choquito remove Cosme Paixão Lisboa, o “Coe”, enquanto Teminho substitui Leonardo Ferreira de França, o “Nado”.

O novo “Seis de Paus” é Émerson dos Santos, apelidado de “Leno”, suspeito de homicídios no bairro de Santa Cruz. Ele substituiu Gilmar Sousa Pinheiro, o “Gil PT”.

José Nílton Ramos dos Santos Júnior, apelidado de “Esquerdinha”, é o novo “Dois de Paus”. O suspeito, também é considerado homicida e entra no lugar do traficante Cleber Santos da Silva, conhecido como “Keu”.

Suspeito de cometer homicídios, Cleber Costa Soares, o “Keka”, é o novo “Cinco de Espadas”, no lugar de Giovani Costa Marinho, o “Gel”, que já foi preso.

Procurado por homicídio qualificado, Abel Miranda Campos, que atua na região de Jequié, no sudoeste baiano, passa a ser o “Dez de Ouro”, substituindo Cláudio Santos Nascimento, o “Zinho”.

Joabson Bispo Silva, popularmente conhecido como “Nonon”, é o “Sete”, retirando Thiago Freitas Rodrigues, chamado de “Penteado” ou “Pente”. Diogo Oliveira Campos, o “Kiko”, é o “Quatro”, entrando no lugar Victor Souza Ramos, o “Juca Bala”.

O baralho do crime completo pode ser acessado no site da SSP-BA. Quem tiver informações sobre os criminosos procurados pode entrar em contato com a polícia através do Disque Denúncia, por meio dos telefones de números 3235-0000 (capital) e 181 (interior).