Funcionários do Hospital Costa do Cacau estão com salários atrasados.


Hospital Regional do Cacau.

Os vigilantes do Hospital Regional Costa do Cacau, na cidade de Ilhéus, estão com as atividades paralisadas desde a semana passada, segundo informações divulgadas na quinta-feira (26) pelo sindicato da categoria. De acordo com o sindicato, os salários dos trabalhadores estão atrasados há dois meses. A categoria alega também que não recebeu vale-transporte e nem vale-alimentação.

A paralisação teve início no dia 16 de julho, conforme o sindicato. Desde então, apenas 30% dos 28 vigilantes que atuam na unidade de saúde está em operação. No entanto, o atendimento no hospital não foi afetado. Os vigilantes são terceirizados. Segundo o sindicato, o pagamento dos profissionais é de responsabilidade da empresa Savana, que recebe repasse da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), por meio do hospital. No entanto, o pagamento ainda não foi realizado pela empresa.

A Sesab informou através de nota que tem feito pagamentos consecutivos e regulares à empresa Gerir, que é responsável por administrar o hospital. Segundo o comunicado, o último pagamento foi realizado no dia 17 de julho, no valor de R$5.159.680,96. Já o hospital, informou, em nota, que a paralisação não está relacionada ao não cumprimento de qualquer obrigação trabalhista por parte da unidade, e sim direcionado à empresa terceirizada com a qual eles mantêm vínculo empregatício, que é a Savana.

No comunicado, a unidade de saúde afirma ainda que tem envidado todos os esforços possíveis no sentido de encontrar uma solução que atenda à legalidade, para resolver o impasse e, dessa forma, atender à justa reivindicação dos vigilantes.