Itacaré inicia campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo


A Prefeitura de Itacaré já iniciou a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo com a imunização de crianças de 1 a 5 anos. A campanha vai até o dia 31 de agosto, mas em Itacaré os pais já podem encaminhar seus filhos para a Unidade Básica de Saúde que fica atrás do Fórum, para o Posto de Saúde do bairro Santo Antônio ou para a unidade de saúde Maria de Lurdes, no distrito de Taboquinhas.

O dia nacional de vacinação será dia 18 de agosto, mas diante da importância da imunização na cidade, a Secretaria de Saúde realizará como estratégia um conjunto de ações em algumas escolas municipais e na zona rural além de promover o Dia D Municipal, que será dia 30 de julho, onde todas as unidades estarão vacinando, inclusive as da zona rural, além de vacinação em pontos extras no município. O secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, informa que a preocupação o sarampo e grande diante de novos casos devido a migração dos venezuelanos para o Brasil.

De acordo com ele, a campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo tem como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus, bem como vacinar os menores de 5 anos de idade contra o sarampo, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país. A campanha é uma oportunidade para captar indivíduos não vacinados ou aqueles que não obtiveram resposta imunológica satisfatória a vacinação, minimizando o risco de adoecimento e, consequentemente, reduzindo ou eliminando os bolsões de não vacinados, garantindo a manutenção da eliminação da poliomielite e do sarampo no país.