Secretaria da Educação lança Fábrica-Escola do Chocolate em Ilhéus


A Secretaria da Educação do Estado entregou, nesta terça-feira (17), a Fábrica-Escola do Chocolate Deize Silva Santana, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Nelson Schaun, em Ilhéus. A Fábrica servirá como laboratório para que os estudantes que fazem os cursos técnicos de nível médio tenham aulas práticas e possam desenvolver projetos, pesquisas e intervenções sociais, aperfeiçoando a formação profissional.

Na oportunidade também foi lançado, no CEEP Nelson Schaun, o Escritório Criativo Territorial, que somado à Fábrica-Escola do Chocolate servirá de campo de estágio para os estudantes e disponibilizará serviços de consultoria e assessoria no Território, voltadas, por exemplo, para a proteção à inovações, criações, marcas e patentes de estudantes, professores e comunidades.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, falou sobre o papel pedagógico da Fábrica-Escola. “Já foram implantadas as Fábrica-Escola do Chocolate, em Gandu, e a Fábrica-Escola do Couro, em Ipirá, sempre com a proposta de dinamizar as práticas pedagógicas, oferecendo o campo de estágio e ampliando a formação dos estudantes, a partir da educação empreendedora contextualizada com o território”, disse.

UESC – Durante a passagem por Ilhéus, o secretário Walter Pinheiro, visitou o Centro de Inovação do Cacau, localizado na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e lembrou da sua atuação parlamentar, quando direcionou emendas para o projeto. “Acredito que as pesquisas aqui contribuam para o desenvolvimento e o crescimento econômico da região. Além disso, o Centro de Inovação tem uma parceria com a Fábrica-Escola do Chocolate, pois foi responsável pela capacitação dos professores e futuramente pode ser um local de atuação profissional para os estudantes”, destacou.