Itacaré realiza campanha de vacinação antirrábica


Foto divulgação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Itacaré já iniciou a campanha de vacinação antirrábica, imunizando cães e gatos contra a raiva. Os proprietários de cães e gatos devem levar os animais à Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada atrás do fórum de Itacaré, onde está acontecendo a vacinação sempre às segundas, terças e quartas, das 9 às 12 horas e das 14 às 16h30min.

Na zona rural e em alguns bairros da cidade o serviço também já está sendo feito com a vacinação volante, obedecendo um cronograma de visitas. E no dia 21 de julho será o Dia D de Vacinação Antirrábica, com postos de imunização espalhados por diversos bairros de Itacaré e também no distrito de Taboquinhas. A meta é de vacinar neste mês de julho centenas de animais.

A diretoria de Vigilância Sanitária de Itacaré alerta que a raiva é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados, geralmente por uma mordida. Uma vez que uma pessoa começa a exibir sinais e sintomas da raiva, a doença é quase sempre fatal.

A maioria dos casos de morte por raiva ocorre em crianças. Por esta razão, qualquer um que pode ter um risco de contrair a raiva devem receber vacinação antirrábica para a proteção. A vacina é a melhor maneira de se prevenir contra a raiva. Além disso, é preciso se certificar de que seus animais de estimação receberam as imunizações adequadas.