Aleluia representa a Bahia em reunião para manter indústria automotiva do Nordeste


O deputado José Carlos Aleluia (Democratas-BA) foi o representante baiano no grupo que se reuniu com o presidente Michel Temer para defender a renovação do programa de incentivos da indústria automobilística do Nordeste.

A audiência nesta terça-feira (03/07) contou com a participação do senador pelo Ceará, Tasso Jereissati (PSDB); e dos senadores e deputados de Pernambuco, Fernando Bezerra (MDB), Armando Monteiro (PTB), Mendonça Filho (DEM) e Fernando Coelho (DEM).

O grupo defendeu a prorrogação do programa de incentivos fiscais que vence em dezembro de 2020 condicionado à atração de novos investimentos. Esse é o modelo que foi responsável por atrair a Ford para a Bahia, a Fiat para Pernambuco e a Troller no Ceará. Os incentivos devem ser inseridos no programa federal “Rota 20-30”, regime automotivo que visa planejar a política tecnológica na área automotiva.

“Não posso deixar de representar a Bahia na linha de frente dessa discussão. Agora é preciso sensibilizar toda a bancada baiana a se unir para que o estado não fique de fora, nem seja prejudicado por nenhuma mudança no programa. E vamos exigir novos investimentos. Nessa hora não pode ter governo, nem oposição”, defendeu.

A posição dos parlamentares encontra resistência do Ministério da Fazenda, mas o presidente se comprometeu a abrir o diálogo com o estados.

“Não estamos falando de uma medida qualquer, mas de um programa responsável direto por 7,7 mil empregos em Camaçari, além de 77 mil outros postos de trabalho de toda a cadeia produtiva do estado. Chamo a atenção do governador Rui Costa para não fazer política com isso. Tem que sentar para defender o interesse da Bahia. Depois não vai adiantar ficar reclamando na imprensa”, alertou Aleluia.