Projeto “Parasitologia em Ação” da FMT leva ações educativas à escolas e comunidade


Coordenadora do Curso de Biomedicina, Professora/Msc. Ana Paula Adry

Com o objetivo de levar a educação, prevenção e promoção de saúde aos alunos de escolas públicas e comunidades carentes. O projeto de extensão “Parasitologia em Ação” foi criado na Faculdade Madre Thais (FMT) sob a responsabilidade da coordenação do Curso de Biomedicina e da professora Dra. Flamélia Carla Oliveira.

A cada semestre, os alunos e professores definem as comunidades e escolas da rede municipal, de Ilhéus para a realização das ações. Entre os serviços prestados pelo projeto estão à distribuição de kits de higiene, coleta de amostras, realização de exames parasitológicos e posterior entrega dos resultados. As atividades incluem ainda, palestras, apresentação de peças teatrais focando os problemas mais evidentes na comunidade, realização de lanche, entrega dos kits e brinquedos as crianças da rede pública.

Na avaliação da professora Flamélia Carla, um dos passos importantes no projeto Parasitologia em Ação, é a realização dos exames parasitológicos pelos alunos do 4º semestre do Curso Biomedicina, Já aos alunos do 3º semestre do Curso de Enfermagem cabe à tarefa de entregar os laudos com os resultados dos exames junto com as cestas básicas para famílias das crianças.

O projeto “Parasitologia em Ação” tem frequência semestral e vai realizar a 11ª edição, no segundo semestre deste ano, sempre com caráter educativo e de prevenção às parasitoses intestinais. “Dessa forma levamos conhecimento e informação sobre prevenção e cuidados aos pais e às crianças das escolas públicas de Ilhéus, sem falar na excelente oportunidade que oferecemos aos nossos discentes a oportunidade de exercitarem a cidadania e realizar de forma prática, exames parasitológicos sob nossa supervisão,” informa a professora Flaméllia.

Para a coordenadora do Curso de Biomedicina, a Msc. Ana Paula Adry, “trata-se de uma ação de grande relevância, pois as parasitoses intestinais se constituem num problema de saúde pública no Brasil e no mundo, por estarem diretamente associadas à falta de educação sanitária, preventiva e infraestrutura básica. A incidência aumenta em crianças comprometendo assim seu desenvolvimento físico e intelectual”.

“Acredito que a melhor forma de combater é oferecendo a comunidade ações educativas e atenção do poder público em relação à infraestrutura em todos as comunidades do município. O curso de Biomedicina da FMT promove várias ações, pois acreditamos que a melhor forma de aprender é através das metodologias ativas, vivência e prática,” conclui a professora Ana Paula.