Gongogi, São José da Vitória e Santa Cruz da Vitória serão atendidos pelo rastreamento do câncer de mama


Nesta última semana do mês de junho, o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama visitará os municípios de Gongogi, São José da Vitória e Santa Cruz da Vitória, todos da região de Itabuna, para realizar mamografias em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. O exame de mamografia detecta precocemente o aparecimento do câncer de mama, doença que se não for tratada convenientemente e precocemente, pode levar à morte.

O Saúde sem Fronteiras é um programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Para ser atendida, será preciso levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O atendimento começa às 7h e prossegue até as 18h, nas três localidades.

Locais de atendimento

Em Gongogi, o Programa Saúde Sem Fronteiras estará com a unidade móvel estacionada na Unidade de Saúde da Família (USF) Elton Vasconcelos, na Rua Dom Pedro II, número 323, no período de 26 a 28 de junho. Para este município, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) pactuou 487 atendimentos.

Já em São José da Vitória, a unidade móvel ficará estacionada na Praça da Feira, na Avenida Henrique Brito. A meta é atender a 394 mulheres de 50 a 69 anos, no período de 26 a 28 de junho. Finalizando o roteiro, também de 26 a 28, o Saúde sem Fronteiras estará em Santa Cruz da Vitória com a unidade móvel estacionada no Espaço Social, na Praça Mário Silva, com a meta de atender a 415 mulheres, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.