Aberta chamada pública de assistência técnica para mulheres e agroecologia


Antonio Cruz/Arquivo Agência Brasil

Com o objetivo de ampliar a prestação do serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER) na Bahia, o Governo do Estado lançou edital de chamadas públicas de ATER, voltadas para mulheres e agroecologia. Os editais foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta terça (19) e quarta-feira (20). A ação é executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), com investimento de mais de R$58 milhões, beneficiando 12.420 famílias.

O edital ATER Agroecologia vai atuar na transição agroecológica, potencializando iniciativas que já estão sendo realizadas no estado. A ação atenderá 7.020 famílias de municípios que integram 17 territórios de identidade da Bahia. As inscrições podem ser realizadas até 20 de julho.

Já o edital ATER Mulheres visa possibilitar a autonomia econômica das mulheres rurais, preferencialmente organizadas em grupos produtivos, potencializando as capacidades de ampliação de renda, a valorização do trabalho realizado por elas e a consolidação de processos de promoção da agroecologia. O edital contemplará 5,4 mil mulheres de municípios de 11 territórios de identidade. As inscrições seguem até o dia 19 de julho.

Podem participar das chamadas públicas entidades públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, com experiência na prestação de serviços de ATER, previamente credenciadas junto ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS).

De acordo com a superintendente da Bahiater, Célia Watanabe, os novos editais cumprem um especial papel de fomentar a transição agroecológica nos territórios. “A ação vai fortalecer a perspectiva do bem viver nas comunidades, assim como produzir alimentos saudáveis para as suas respectivas famílias e para a rede de consumo”, afirma.

Watanabe observa ainda que a ATER Mulheres é importante devido à necessidade de se afirmar essa dimensão política, uma vez que a pobreza incide de forma mais contundente sobre as mulheres rurais, sobretudo as mais jovens, levadas a evadirem do campo com maior frequência. “Esse chamamento contribuirá para a construção da autonomia econômica e elevação da autoestima”. Os editais estão disponíveis para consulta no site da SDR.