Deputados reafirmam urgência da dragagem do Canal do Guaxinin


Foto: Divulgação.

Os deputados estaduais Pedro Tavares e Leur Lomanto Jr. se uniram à luta pela dragagem do Canal Guaxinin. Os democratas estiveram na cidade de Xique-Xique no último final de semana, onde receberam a demanda da população. O município, banhado pelo Rio São Francisco, conta com mais de 50 ilhas, onde residem cerca de cinco mil habitantes que dependem da navegabilidade do Rio para ter melhor acesso às escolas, escoamento de produtos agrícolas e pesca.

Com a estiagem que castiga o Velho Chico e o assoreamento, o Canal que liga o Rio Grande até a cidade de Xique Xique está quase seco e sem navegabilidade. Pedro Tavares aponta que a dragagem do Canal Guaxinin, entre o Rio São Francisco e o Braço do Rio na Ponta da Ilha, é um sonho da população xiquexiquense de muitos anos. “A dragagem merece um esforço conjunto das autoridades, sejam elas locais, estaduais ou federais. Não vamos medir esforços para que este sonho da população se torne realidade”, disse o parlamentar.

Tavares destaca a importância da dragagem para os munícipes e lembra que atualmente não há tráfego de embarcações, mesmo de pequeno porte. “Hoje, as famílias precisam andar quilômetros para adquirir provimentos e vender seus produtos, sem contar com os estudantes que enfrentam essa dificuldade para chegar as escolas. A dragagem é a única solução para minimizar esses problemas” afirmou o deputado.

O parlamentar acrescentou ainda que a dragagem consiste em aumentar a profundidade do canal de navegação e é executada com a operação de dragas, que removem o excesso de sedimentos para garantir profundidade mínima para as embarcações navegarem.