UPA 24h de Itabuna pode ter greve


Os funcionários da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas do Monte Cristo, em Itabuna, decidiram, em assembleia, iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir da segunda-feira (28). O movimento é pelo atraso de salário de abril.

Segundo a direção do Instituto Bom Jesus, que administra a UPA, a Secretaria de Saúde de Itabuna ainda não pagou pelos serviços prestados no mês anterior. O município só deverá pagar a fatura de abril após a conclusão de auditoria nos serviços.

O Conselho Municipal de Saúde estranhou a suspensão do pagamento. “Quem presta serviço tem que receber, independente de revisão dos contratos”. Os sindicatos dos Trabalhadores de Saúde (Sintesi) e dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem emitiram nota.

Eles dizem entender o dilema da empresa Instituto Bom Jesus, mas fazem a cobrança do que é devido. Os dirigentes sindicais dizem que os funcionários do hospital pediátrico Cemepi (antigo Ipepi) passam pela mesma situação.

Lá, os funcionários também podem decidir por uma paralisação dos serviços. Os repasses federais para a área da Saúde em Itabuna estão em dia.