Lançado relatório de desempenho do primeiro ano da Câmara de Vereadores de Ilhéus


O Instituto Nossa Ilhéus (INI) lança o relatório dinâmico de desempenho dos vereadores ilheenses, referente ao primeiro ano desta legislatura. A ação faz parte do projeto de monitoramento social De Olho na Câmara de Vereadores, criado pelo Instituto e realizado há seis anos, com o objetivo de divulgar informações públicas para que a população tenha conhecimento de quanto cada vereador contribui para a cidade.

Podem ser acessadas no relatório informações como desempenho individual de cada vereador, em quais bairros e distritos atuaram neste primeiro ano, projetos de lei propostos, leis aprovadas, requerimentos, indicações, ausências, presenças e o resumo das ementas. Confira os dados em: www.nossailheus.org.br/desempenho-da-camara-em-2017.

O relatório tem característica quantitativa, a fim de que as informações divulgadas sejam analisadas pelos próprios cidadãos. É possível, também, observar uma distinção entre projetos de lei e leis de alto impacto e de baixo impacto, sendo estas últimas instituição de Dia Municipal ou evento, mudança de logradouro e declaração de utilidade pública de associações. Essas são matérias que não impactam diretamente a população e não precisam de elaboração, pois geralmente são padronizadas e aprovadas por unanimidade.

Lançado no mês em que a Lei de Acesso à Informações (LAI) completa seis anos, o relatório já é uma referência de estimulo à transparência. O objetivo é que a própria Câmara elabore o seu relatório periodicamente, por meio de dados abertos. Para isso, o INI entregou o modelo à Mesa Diretora da Câmara, no primeiro mês da nova legislatura.

De Olho na Câmara de Vereadores – Principal projeto na área de Monitoramento Social do Instituto Nossa Ilhéus, além do levantamento periódico da produção legislativa, realiza filmagens e transmissões das sessões, ao vivo pelo www.youtube.com/nossailheus e/ou pela  fanpage facebook.com/InstitutoNossaIlheus, onde é possível também encontrar vídeos de todas as sessões gravadas desde 2012.

Instituto Nossa Ilhéus (INI) – Fundado em 09 de março de 2012, o Instituto é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.  Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, tendo como eixos de atuação a Educação para Cidadania, o Monitoramento Social e o Impacto em Políticas Públicas. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. O INI está aberto a todos que desejam engajar-se em suas atividades. Acompanhe o site www.nossailheus.org.br.