Diretor do SAMU de Ilhéus informa que a frota está completa e será ampliada


Diretor regional do Samu, Cyomar de Mattos Dias – Foto Secom/Ilhéus.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) está operando com sua frota, composta por quatro ambulâncias, sendo uma unidade avançada móvel, viaturas três básicas e uma motolância. De acordo com o diretor regional do Samu, Cyomar de Mattos Dias, “realmente os veículos são bastante utilizados e ficam desgastados, e é natural que necessitem de mais manutenção. Embora tenhamos algumas dificuldades em relação ao conserto das ambulâncias, a atual gestão não tem medido esforços no sentido de recuperar os veículos e recolocá-los em funcionamento de forma plena”.

O diretor do Samu-192 disse que “a Sesau assinou contrato com uma empresa para realizar manutenção preventiva e corretiva nas ambulâncias. Foi por conta disso colocamos quatro ambulâncias e a motolância para funcionarem. Também, temos um aumento de frota previsto. No prazo aproximado de 30 dias deverão chegar a Ilhéus mais duas ambulâncias que foram alugadas pela secretaria municipal de Saúde, cujo objetivo é ampliar e melhorar a capacidade de atendimento diário aos pacientes”.

Mattos Dias ressalta a importância do Samu-192 para a população: “Poucas pessoas sabem o que realmente acontece aqui na nossa unidade. Trabalhamos com força de vontade e união para fazer com que a população não fique desamparada. Mesmo assim, somos muito criticados. Mas não desanimamos. Pelo contrário, queremos melhorar a cada dia”. A sede da unidade funciona na Avenida Litorânea Norte, bairro do Malhado, zona norte da cidade, e atende através do telefone 192, em regime de 24 horas.