Prefeito de Ilhéus anuncia inauguração de Obras para o mês de aniversário da cidade


Prefeito Mário Alexandre, durante entrevista concedida ao radialista Vila Nova, da Ilhéus FM. – Secom

O mês de junho será de inaugurações em Ilhéus. Em especial, nas áreas de saúde e educação. No dia 5, o governo municipal entrega totalmente reformada a Unidade Básica de Saúde da Urbis. O Posto de Saúde Euler Ázaro, no bairro Teotônio Vilela, será reinaugurado no dia 20, e o do Basílio, no dia 26. O primeiro Pronto Atendimento Municipal, uma emergência 24 horas que vai funcionar no bairro da Conquista, na antiga Policlínica, será devolvida à comunidade no dia 28 de junho. O anúncio foi feito hoje, 17, pelo prefeito Mário Alexandre, durante entrevista concedida ao radialista Vila Nova, da Ilhéus FM.

De acordo com o prefeito também estão confirmadas para ser entregues no mês de aniversário da cidade, a Escola de Piaçaveira, na localidade do Japu, no dia 27, e no dia 28, a primeira etapa de modernização da iluminação pública da avenida Soares Lopes, principal cartão-postal de Ilhéus. Na área da educação, o prefeito Mário Alexandre assegurou que entrega, em junho, a reforma da Escola de Águas de Olivença, Odete Salma, o anexo da Escola Pinóquio e a primeira etapa do Caic.

Retomada – Durante a entrevista, Mário Alexandre também falou sobre a paralisação das obras em duas unidades de saúde importantes, Sarah Kubschewsky e Nelson Costa. “O Sarah não é uma recuperação do antigo posto. Será um novo posto, maior e melhor, para darmos um atendimento digno à população”, disse. O prefeito informou que no próximo dia 24, será realizada uma nova licitação para a construção da unidade que fica localizada no Parque Infantil. “Fizemos uma reavaliação do projeto e pela importância estratégica e a grande população a ser atendida, vamos fazer um novo posto, inclusive disponibilizando recursos do próprio município, para além do já está disponível no convênio”, completou.

Para a conclusão do posto do Nelson Costa, o prefeito de Ilhéus informou que a licitação para a retomada da obra, ocorreu ontem, 16, e, agora, aguarda a conclusão do processo burocrático, com a assinatura do contrato para o início das obras. Sobre retomada de licitações, Mário Alexandre anunciou que mais quatro processos estão em curso para obras de recuperação dos postos da Avenida Esperança, Banco da Vitória, Teotônio Vilela e Princesa Isabel. “São obras iniciadas entre 2013 e 2014, na gestão passada, que foram paralisadas e irei retomá-las”, assegurou.

Mário Alexandre também se referiu ao possível cancelamento do convênio para a reforma das unidades de saúde em Olivença, São José e Conquista.  O Ministério da Saúde, em Brasília, está pedindo a devolução dos recursos liberados e recebidos por gestões anteriores para essas obras que não foram executadas. “Já disse que Ilhéus não pode perder nada, não vamos perder esses recursos. Por isso vou à Brasília dizer ao Ministro que vamos resolver isto. Queremos retomar esses projetos e fazer as unidades”, assegurou.

Hospital Municipal – Na área da saúde, Mário Alexandre também informou que o município está pagando a primeira parcela – que lhe cabia – do projeto arquitetônico do Hospital Municipal Materno-Infantil, o primeiro hospital público com UTI neonatal do interior da Bahia, que será construído onde funcionou o Hospital Regional Luiz Viana Filho. “Depois deste pagamento o Governo do Estado vai orçar o projeto e, este ano ainda, haverá a licitação da obra”, garantiu. “Depois de um período natural de turbulência na saúde, finalmente a população começa a entender o caminho de excelência que estamos construindo no setor, percebendo as melhorias e se tranquilizando”, afirmou.

SAMU – Para garantir e melhorar os serviços do SAMU, a prefeitura estará alugando duas ambulâncias, enquanto aguarda a renovação de toda a frota, pelo governo federal. “As ambulâncias atuais tem entre cinco e seis anos de uso e como são muito solicitadas o desgaste é grande, e quebram a todo momento. Estamos avaliando comprar uma ou duas novas viaturas com recursos próprios, o que seria uma solução mais duradoura. Essa semana tivemos problemas, mas hoje o SAMU já está atendendo plenamente”, garantiu o prefeito.

Festa – Ilhéus não terá festejos de São João. No entanto, as festividades juninas do São Pedro coincidirão com as comemorações alusivas aos 484 anos de fundação e 137 anos de elevação à categoria de cidade. O município, em parceria com a Bahiatursa, está ultimando uma grade de shows e eventos culturais que marcarão as comemorações.

Secretaria de Comunicação Social – Secom