Festa Literária de Ilhéus começa nesta quarta-feira com a participação da atriz Elisa Lucinda


A abertura oficial da Festa Literária de Ilhéus acontece nesta quarta-feira, 16 de maio, às 17 horas, no Teatro Municipal, com a participação da escritora e atriz capixaba Elisa Lucinda, e apresentação musical dos grupos Dilazenze Malungo e Mulheres em Domínio Público. Mas hoje, 15, já haverá atividades ligadas ao evento, com o lançamento coletivo de 27 livros publicados pela Editus – Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), às 18h30min, no auditório da Torre Administrativa, no campus universitário, com a presença dos autores.

A Festa Literária de Ilhéus segue até o dia 18, sexta-feira, com uma programação diversificada, com a abordagem do tema “Leitura democráticas: juventudes, livros e zaps”. No lançamento coletivo, na UESC, haverá um bate-papo literário especial com as professoras e escritoras Luzia de Maria (UFF) e Maria Luiza Nora (UESC).


Durante a semana, a cidade respira mais literatura, cultura e arte. A programação da festa está recheada de palestras, oficinas, saraus, exposições,
 apresentações culturais, lançamento de livros e estandes para a venda de títulos de várias editoras universitárias filiadas à Associação Brasileira das Editoras Universitárias e editoras comerciais, a preços promocionais. Tem também programação infantil também, de 16 a 18, durante o dia, com a biblioteca móvel da Fundação Pedro Calmon na Biblioteca Municipal e o Circuito das letras no Centro Histórico, às 15 horas.

A Festa Literária acontece em vários espaços, a exemplo da Uesc, no Teatro Municipal, Academia de Letras, Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, Casa de Arte Baiana, sede da Human Network do Brasil, calçadão da Rua Jorge Amado e Praça Pedro Mattos. O evento é uma co-realização da Editus, Secretaria da Cultura e Academia de Letras de Ilhéus, além da Fundação Pedro Calmon, que reúne ainda a VI Feira do Livro da Uesc e o III Festival Literário de Ilhéus.