Bebeto critica desmonte da indústria naval na Bahia


Deputado Bebeto Galvão (PSB).

Em seus pronunciamentos na Câmara, durante esta semana, o deputado federal Bebeto Galvão (PSB/Ba) tem alertado a sociedade para o desmonte em curso contra a Petrobras, sobretudo quanto à indústria naval instalada na Bahia. De acordo com o parlamentar, um ativo de aproximadamente R$ 3 bilhões, majoritariamente de tecnologia e conhecimento nacionais, está à deriva na cidade de Maragojipe, no recôncavo baiano.

“Um investimento, tanto público quanto privado, que deveria dar autossuficiência à produção de equipamentos de ponta, como sondas e navios, para a exploração do petróleo na camada do pré-sal, mas que agora está abandonado, sem utilização, sem gerar um emprego, sem ter o olhar atencioso das autoridades que deveriam zelar por esse ativo importante”, afirmou Bebeto.

Durante o período de operação do estaleiro em Maragojipe, a partir de 2013, cerca de dez mil pessoas estavam empregadas, sendo 70% da mão-de-obra local. O processo de desmonte, iniciado com as ações da operação lava-jato contra empresas sócias do projeto, e prosseguido pelo governo do presidente Michel Temer, gerou uma onda de desemprego na região, afetando milhares de famílias, e levando a indústria naval brasileira a patamares do século passado.

Bebeto abordou também outro ponto importante, que foi o anuncio recente da Petrobras de que, se não houver a produção de sondas e navios específicos para a exploração do pré-sal até 2023, a empresa não conseguirá realizar esse tipo de operação. “Isso demonstra o quanto a retomada da indústria naval, sobretudo na Bahia, é importante, pois gera emprego, investimentos em tecnologia de ponta e garante a exploração dessa riqueza que é o pré-sal por uma empresa brasileira”, concluiu o deputado.