PC desarticulada quadrilha e apreende carga avaliada em R$130 mil; estelionatário de Itabuna continua foragido


O empresário Carlos José do Bomfim Filho foi preso em flagrante, na terça-feira (8), em Feira de Santana, por policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga). Ele comprou 300 aparelhos de ar condicionado provenientes de um roubo ocorrido no inicio do ano, em São Paulo.

Os investigadores chegaram a Carlinhos, como é conhecido o empresário, após serem informados, por policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo, que uma carga de ar condicionado roubada naquele estado havia sido rastreada até a loja Tempo Frio, localizada no centro de Feira.

Em depoimento, o empresário confessou que adquiriu cerca de 300 aparelhos de ar condicionado durante os últimos seis meses, sendo que aproximadamente 200 já foram vendidos. Televisores, celulares e diversos eletrônicos roubados também foram comprados por Carlinhos.

De acordo com o titular da Decarga, delegado Gustavo Coutinho, o fornecedor do empresário era José Luiz Santana Andrade. “Carlinhos ia, junto com seu funcionário, Gilney Gomes Moreira, o Barão, buscar o material roubado em Itabuna, onde o estelionatário mora”, explicou o titular.

Policiais da Delegacia Territorial (DT) de Itabuna tentaram prender José Luiz, mas ele não foi localizado. Um advogado, que representa o estelionatário, informou que ele deve se apresentar à polícia nos próximos dias. A investigação continua para identificar e prender os demais envolvidos nesse esquema.

O empresário foi autuado por receptação qualificada, enquanto Gilney responderá em liberdade, após pagar fiança, por receptação simples. “Parte dos ares condicionados eram armazenados na casa de Barão”. Detalhou o delegado, que junto com sua equipe conseguiu recuperar cerca de 100 aparelhos, avaliados em R$ 130 mil.