Campanha de vacinação contra a Influenza continua em Itacaré


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – o vírus da gripe continua em Itacaré até o dia 1º de junho, quando devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. E nesta semana, até o dia 06 de maio, devem ser vacinadas crianças com idade maior que 9 meses e menor que 5 anos, gestantes e puérperas (com até 45 dias após o parto).

De acordo com o secretário de Saúde, Ricardo Lins, a vacina já está disponível no posto da Unidade Básica de Saúde da rua João de Souza, atrás do Fórum, no posto de saúde do bairro Santo Antônio (Bairro Novo) e no posto Maria de Lourdes, no distrito de Taboquinhas. Já o dia D, 12 de maio, serão implantados vários pontos de vacinação na sede e em Taboquinhas. E na próxima semana será iniciada a vacinação na zona rural com unidades volantes. A meta é vacinar 90% do público alvo.

Conforme o calendário, de 07 a 13 de maio a vacina estará disponível para professores e pacientes diagnosticados com doenças crônicas. O dia 12 será o Dia D para vacinação de todos os grupos prioritários. E de 14 de maio a 01 de junho será o período destinado para todos os grupos prioritários, A equipe da Secretaria de Saúde de Itacaré refirma que pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no posto de saúde. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS)devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para ganhar a dose, sem a necessidade de receita.

A vacina desse ano tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. Dentre as principais ações que devem ser feitas para evitar a contaminação pelo vírus Influenza A H1N1 estão a preocupação de lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar, utilizar lenços descartáveis, deixar o ambiente sempre ventilado, cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir, não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa, não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres, evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão e evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto.