Ilhéus mantém disponível em todas as unidades de saúde a vacina contra gripe


Ilhéus mantém disponível em todas as unidades de saúde a vacina contra gripe – Secom Rodrigo Macedo

A aplicação da vacina contra a gripe – influenza 2018 – em Ilhéus está disponível em todas as unidades de saúde no município. A previsão é atingir a meta de 90% dos grupos prioritários que são pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas. Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional estão entre as pessoas prioritárias.

Iniciada no último dia 23 deste mês, o “dia D” de mobilização nacional acontece no dia 12 de maio. A secretária de Saúde de Ilhéus, Elisângela Oliveira, disse que a campanha objetiva reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo a vacinação. A estratégia de vacinação no município segue conforme recomendação do Ministério da Saúde que são decisões respaldadas em bases técnicas, científicas e logísticas, evidência epidemiológica, eficácia e segurança do produto.

Já a chefe do departamento de Imunização da Secretaria de Saúde, Walkiria Cardeal, lembra que o município vai receber o mesmo número de doses recebidas no ano passado. Nesta primeira etapa de vacinação cerca de 37% das doses serão disponibilizadas e o foco nos primeiros dias de imunização são as crianças, idosos e gestantes.

Alerta – A influenza é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, que pode levar ao agravamento e até ao óbito especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. Além de causar sintomas como febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo, a gripe pode trazer complicações como pneumonia e infarto.

Matéria atualizada às 15:30h

No início da tarde o Blog Agravo divulgou uma matéria enviada pela Secom da Prefeitura de Ilhéus com o título “Ilhéus mantém disponível em todas as unidades de saúde a vacina contra gripe”. O texto informa que todas as unidades de Saúde do município estão ofertando a vacina contra a gripe. Imediatamente após a publicação, vários leitores questionaram a veracidade das informações ditas pela PMI.

O Blog Agravo entrou em contato com a assessoria de imprensa do município, que informou haver um erro na informação e que nem todos os postos estão ofertando a vacina. A Secom prometeu enviar à redação do Agravo a lista com os postos que realmente estão imunizando as pessoas.