Prefeito entrega Escola Semente da Esperança totalmente reformada


Foto Secom PMI.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, inaugurou ontem (26) a reforma completa da Escola Semente da Esperança, localizada em Olivença, zona sul do município. “Temos trabalhado para melhorar os espaços em que vivemos. O que estamos presenciando aqui não é apenas um prédio recuperado. Vejam vocês mesmo como está funcionando, por que eu enxergo a satisfação no rosto de cada um de vocês, sejam professores, pais ou alunos”, disse.

Assim como a Escola Semente da Esperança, outras nove unidades da rede municipal também estão sendo totalmente reformadas, com recursos próprios da Prefeitura. “Estamos recuperando dez unidades escolares, onde a divisória improvisada de antigamente tornou-se parede de verdade. E construindo a Escola de Piaçaveira, com um olhar de respeito com a educação das nossas crianças”, disse Mário Alexandre.

Herança reprovada – O prefeito lembra que um ano atrás encontrou uma triste realidade na educação. Não havia coordenação de inclusão e diversidade, apenas articulação de anos finais sobre as questões étnico-raciais. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), não existiam reuniões e formações. Os setores não tinham interação e as decisões eram centralizadas. O transporte escolar com irregularidades sinalizadas pela Controladoria Geral da União (CGU), tinha uma frota de ônibus sucateada, documentos dos veículos atrasados e pendências de pagamento.

No ano passado, mesmo com a diminuição populacional registrada por estimativa pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de matriculados na rede ultrapassou a casa dos 20 mil alunos. “Passamos a visitar as escolas, conhecer a realidade de cada uma delas, ampliamos a formação dos docentes e não docentes e realizamos a licitação do transporte escolar regularizando os problemas apontados pela controladoria geral da união”, lembra.

“Resolvemos a inadimplência e a irregularidade da merenda escolar, inserimos nossas instituições em programas de escola no campo, a exemplo do Programa Despertar, onde tivemos alunos premiados pela iniciativa educacional. Em parceria com a secretaria estadual de Educação, aderimos ao Topa – Todos pela Alfabetização”, enumera o prefeito de Ilhéus.

Neste primeiro momento de 2018, a rede municipal ampliou o número de linhas do transporte escolar, recuperou a frota do Programa Caminhos da Escola e criou oito mil novas vagas na rede. “A gente está fazendo. E vocês vão cuidar como aqui fosse a casa de vocês. A escola deve ser sempre uma extensão da nossa casa”, disse aos alunos da Escola Semente da Esperança. O prefeito de Ilhéus anunciou em Olivença que nos próximos dias estará em Brasília, trabalhando para destravar a construção de creches municipais, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Por falta de prestação do governo anterior, as obras foram paralisadas.