Jovens ilheenses são destaques de Torneio de Robótica em Salvador


São jovens extremamente dedicados e amantes da tecnologia. Quando estão no laboratório de robótica eles não ligam  para as horas e chegam a passar bastante tempo no local. Alguns são considerados “nerds” e outros “inovador”. Com idade entre 11 e 16 anos os estudantes do SESI Ilhéus se juntaram com jovens de outras escolas, do IFBA Salvador e de outras unidades do Sesi, e juntos transformaram o pátio da Escola Reitor Miguel Calmon, na unidade do Sesi do bairro do Retiro, em Salvador, em um verdadeiro centro de invenções, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Os estudantes do SESI Ilhéus participaram da etapa regional do torneio de robótica First Lego League (FLL) e tiveram que desenvolver um projeto de pesquisa relacionado ao uso e reaproveitamento da água e construir um robô autônomo feito de lego para realizar algumas missões técnicas.

A estudante Juliana Carla, que faz parte da equipe NASA, que apostou em uma solução para verificar se existem bactérias na água com um composto à base de resazurina e depois utilizaram a moringa para melhorar a qualidade da água. Junto com o professor Felipe Oliveira, os adolescentes também desenvolveram um aplicativo chamado ‘contaminÁgua’ que mostra os pontos na cidade de Ilhéus onde existe água com a presença de bactérias e ainda como limpar a água e economizar.

A jovem Ana Beatriz até brincou, dizendo que praticamente estavam morando no laboratório. “Passava muitas horas do dia lá. A gente trabalhou bastante para esse projeto sair e para finalizar a construção do robô”. Toda dedicação garantiu aos estudantes o prêmio de melhor apresentação entre mais de 40 equipes e a pré-classificação para a etapa nacional do Torneio de Robótica que acontecerá em Curitiba.