Prefeitura vai investir em ações educativas nas escolas para reduzir lixo e entulho nas ruas


Uma ampla campanha educativa nas escolas, em parceria com a Superintendência do Meio Ambiente, conscientizando os jovens de Ilhéus sobre a importância da coleta seletiva e de um olhar mais cuidadoso com os espaços públicos da cidade é uma das metas estabelecidas pelo prefeito Mário Alexandre para o primeiro semestre deste ano. “Custa muito caro à cidade a operação de limpeza, em especial no que diz respeito ao combate permanente às lixeiras viciadas”, assegura. Levantamento da secretaria municipal de Serviços Urbanos (Secsurb) aponta para a retirada de 4.800 toneladas de entulho das ruas da cidade somente no ano passado.

O prefeito de Ilhéus assegura que vai ampliar a coleta conteinerizada, principalmente com caixas estacionárias compactadoras, em diversos bairros da cidade, trazendo uma maior rapidez na coleta, ficando o lixo menos tempo exposto nas ruas. “Vamos estabelecer parcerias com os responsáveis diretos e indiretos de resíduos especiais tais como pneus, pilhas e baterias, de modo a promover a coleta e destinação adequada destes materiais”, afirma.

Mais rigidez na fiscalização – Uma fiscalização mais rígida em pontos de lixo irregulares também vai acontecer ao longo do ano. A prefeitura vai afixar placas de sinalização proibitivas para inibir o descarte de lixo.

Ações como a coleta de resíduos infecto contagiantes (lixo hospitalar), feita com caminhão baú lacrado, em todos os postos de saúde do município, continua sendo incinerada em Belo Horizonte, atendendo à legislação ambiental. O prefeito lembra também da ação regular de lavagem e desinfeção das centrais de abastecimento do Malhado e da Urbis e da Feirinha do Guanabara.

Para o prefeito Mário Alexandre, torna-se fundamental readequar o Aterro Sanitário de Itariri, em convênio com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e promover a abertura de uma nova célula. “Vamos incentivar a criação de cooperativas ou outras formas de associação de catadores constituídas por pessoas físicas de baixa renda”, assegura o prefeito de Ilhéus.