Direito de Resposta – matéria “Distrito de Banco Central há 2 anos com posto de saúde fechado”


Com relação à matéria veiculada nesse blog, no dia 24 de fevereiro de 2018, intitulada:” DISTRITO DE BANCO CENTRAL HÁ 2 ANOS COM POSTO DE SAÚDE FECHADO”, pedimos para esclarecer o seguinte:

O Posto do distrito de BANCO CENTRAL, foi reformado e ampliado pela gestão anterior, uma obra maravilhosa, conforme foto que pode ser vista na sua matéria. Quando o posto estava sendo reformado e ampliado, duas salas na escola foi disponibilizado pela SEDUC e o atendimento aos usuários do SUS não sofreu solução de continuidade e ainda vários “mutirões da saúde” foram realizados naquela localidade. A unidade funcionava como Equipe de Saúde da Família.

No final de 2016, a ESF estava funcionando com a sua equipe completa, vejamos: médico – Dr. Ronaldo, enfermeiro – Paulo Roberto Andrade, Técnico de enfermagem – Joanice Nascimento Neri, três agentes comunitários de saúde – Barbosa, Rivair e Vanuza da Silva, além de dois auxiliares administrativos.

Todos os programas de saúde eram realizados, a exemplo da saúde da mulher (preventivo com exames da mama, planejamento familiar, pré natal com teste rápido para HIV), saúde da criança, saúde do homem, saúde do idoso e saúde do diabético e hipertenso. Além do acompanhamento do paciente, através da visita domiciliar. Vale a pena registrar que os exames de laboratório eram colhidos na unidade. Pacientes com suspeita das arboviroses (exemplo dengue), a medicação era ministrada na própria localidade sem necessidade do debilitado ter que se deslocar até os pronto atendimentos instalados na sede do município. Ainda na unidade, um gabinete odontológico foi instalado e o atendimento acontecia em três turnos por semana. Acho que o motivo da informação desse morador não ter sido precisa, deveu-se ao fato de neste período ele não estar residindo em Banco Central.

Agradeço a oportunidade,

José Antônio Chagouri Ocké
ex-secretário de saúde de Ilhéus ( 2014/2016)