Nova diretoria da Codeba fala em melhoria para o porto e nova licitação para o moinho


É prioridade da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) a execução de serviços de dragagem, de aprofundamento e de revitalização da estrutura portuária de Ilhéus, visando tornar o porto de Malhado mais competitivo. O anúncio foi feito ontem (19), pelo novo presidente da Codeba, Rondon Brandão do Vale, durante encontro mantido entre a nova diretoria da companhia e o vice-prefeito José Nazal, no Centro Administrativo da Conquista.

Segundo Rondon do Vale, atualmente, os navios estão entrando e saindo com dificuldades no Porto de Malhado, pois a profundidade está em torno de nove metros. A meta é, com o investimento, dobrar este nível de profundidade. O vice-prefeito de Ilhéus, que também ocupa a secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, destacou a importância do Porto de Malhado para a economia baiana. “Ilhéus está em uma posição estratégica para o atendimento da demanda das regiões sul e oeste do Estado, bem como norte de Minas Gerais”, lembrou.

“O porto é responsável também pela geração de empregos e renda na região e um fator que não pode ser esquecido é que é um equipamento viável pela possibilidade de acesso de insumos e escoamento da produção por via marítima. Outro aspecto importante são os milhares de turistas que os transatlânticos trazem, se posicionando como um dos maiores vetores do turismo da cidade”, frisou Nazal.

Nos últimos meses, o Porto de Malhado recebeu investimentos com obras de recuperação estrutural nos dois armazéns e na recuperação dos equipamentos destinados ao escoamento de grãos. Os incentivos resultaram em retomada das exportações de minério de ferro, operações de trigo em grãos e de madeira, além de soja e cacau.

Somam-se a isso aos esforços pela reativação do antigo Moinho de Ilhéus e o arrendamento de áreas do Porto Antigo de Ilhéus, bem como atrair novas cargas para garantir dinamismo. “Estamos fazendo estudos e pesquisas para ainda este ano licitar o moinho e fazê-lo funcionar de novo”, garantiu.

O Porto de Malhado, em Ilhéus, apresentou incremento de 15 por cento em 2017, quando comparado ao ano anterior, registrando a exportação e importação de 255 milhões de toneladas de produtos. Contribuíram para este resultado as movimentações da amêndoa do cacau e minério de Magnesita.

Do encontro, participou também a diretoria executiva da companhia, formada pelos titulares de Gestão Administrativa e Financeira, Erianísio Borges; de Infraestrutura e Gestão Portuária, Carlos Taboada; de Gestão Comercial e de Desenvolvimento, Marise Chastinet. Eles estavam acompanhados da gerente do Porto de Ilhéus, Bárbara Laudano e da assessora de Comunicação, Rosilane Barbosa. O encontro faz parte de uma agenda de visitas às cidades que possuem atividade portuária, além de estreitar laços de parceria com as gestões municipais.

Investimentos em 2017 – No Porto de Ilhéus foram realizados investimentos com obras de recuperação estrutural nos dois armazéns e na recuperação dos equipamentos destinados ao escoamento de grãos. Os incentivos resultaram em retomada das exportações de minério de ferro, operações de trigo em grãos e de madeira, além de soja e cacau. Somam-se a isso aos esforços da reativação do antigo Moinho de Ilhéus e arrendar áreas do Porto Antigo de Ilhéus, bem como atrair novas cargas para garantir dinamismo.

O Porto de Ilhéus apresentou incremento de 15 por cento, quando compara ao ano anterior, registrando 255 milhões de toneladas. Contribuíram para este resultado as movimentações da amêndoa do cacau e minério de Magnesita.