Governador Rui Costa trata com descaso a saúde pública na macrorregião Sul da Bahia, afirma Hilton Coelho


Hospital Regional fechou as portas.Foto: Jamesson Araújo

Com base em estudos feitos pelo Partido Socialismo e Liberdade em Ilhéus mostrando que o governador Rui Costa (PT) criou a maior concorrência entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por acesso a um leito hospitalar na macrorregião Sul da Bahia, o vereador de Salvador Hilton Coelho (PSOL) classifica a gestão como um descaso do Executivo estadual em relação à saúde pública.

“De acordo com dados oficiais da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a população da região é de 1.618.519 habitantes. O número de leitos ofertados pelo Hospital Regional Costa do Cacau é de 225. Ora, a população dos 67 munícios que compõem a macrorregião Sul da Bahia está desassistida. São 7.193 habitantes para cada leito. Evidente que isso é insuficiente e necessita de uma ação urgente do governo estadual e das administrações municipais”, afirma Hilton Coelho.

Em conversa com Jorge Luiz Santos, presidente do PSOL em Ilhéus, o vereador de Salvador foi informado que “a concorrência por um leito em um hospital público na região sul da Bahia poderia ser um pouco abaixo dos 7 mil habitantes para cada vaga se o governador Rui Costa não desativasse, juntamente com o seu aliado Mario Alexandre (PSD), prefeito de Ilhéus, em torno de 150 leitos do Hospital Geral Luiz Viana Filho (HGLVF). Isso é vergonhoso”

O HGLVF é uma unidade hospitalar que atende a população de Ilhéus e região há mais de 45 anos. “Um hospital de portas abertas para atender urgência e emergência que graças ao compromisso das trabalhadoras e trabalhadores comprometidos com a saúde pública já salvou milhares de vidas. A desculpa dada pelo governador Rui Costa e pelo desastroso governo municipal de Mario Alexandre não convence. Alegam que vão transformar o HGLVF em um hospital materno infantil”, detalha o legislador.

Para o dirigente do PSOL de Ilhéus, Jorge Luiz Santos, “o HGLVF pode sim ser transformado em materno infantil, porém sem perder a sua vocação natural de hospital de portas abertas atendendo urgência e emergência como sempre o fez. Defendemos o HGLVF de portas abertas atendendo urgência e emergência, sem prejuízo da sua ampliação para materno infantil”.

Hilton Coelho acredita que a população deve se mobilizar para assegurar uma saúde pública de qualidade. “Repudiamos os governos de Rui Costa e Mario Alexandre nesta tentativa de mascarar a realidade e aprofundar a crise no setor de saúde no Sul da Bahia. Nos colocamos lado a lado das trabalhadoras e trabalhadores do HGLVF. Exigimos respeito por parte do governo estadual para com os profissionais do hospital. Descentralizar trabalhadoras e trabalhadores do HGLVF para a caótica gestão municipal de Mario Alexandre significa falta de compromisso com os recursos humanos vinculados à Sesab”.