Hospital Regional Costa do Cacau inaugura serviço de Hemodinâmica


O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, é a primeira unidade da rede pública de saúde da região Sul da Bahia a realizar a coronariografia, exame popularmente conhecido como cateterismo cardíaco. O agrimensor Adrivan Morais Ferreira, 58 anos, morador da cidade de Itacaré foi submetido ao exame, com equipe médica liderada pelo cardiologista Gláucio Werneck Mozer.

O agrimensor chegou à unidade com quadro clínico de infarto agudo do miocárdio. No hospital, o procedimento foi feito por via radial, para identificar lesões obstrutivas agudas de uma das artérias do coração, chamadas de coronárias. O exame foi bem-sucedido, Adrivan passa bem e com previsão de alta para o final de semana.

“O trabalho foi de primeiro mundo. O hospital é tudo que a gente deveria ter na saúde pública, tanto em relação à higiene, quanto ao atendimento. Aqui é o exemplo que deve ser seguido por outros hospitais da nossa região”, relatou o usuário.

O cardiologista da unidade, Gláucio Werneck Mozer, explica que o exame de cateterismo serve para identificar possíveis obstruções que possam vir a aparecer na árvore coronariana e a partir do diagnóstico traçar a melhor forma para realizar os procedimentos terapêuticos. “É de suma importância a identificação da patologia e quanto mais cedo conseguirmos desobstruir as artérias, melhor será para o paciente, pois ele terá menos sequelas e menor risco de morte”, enfatizou Mozer.

O diretor técnico da unidade, Cláudio Moura Costa, destacou a importância de oferecer serviços como este aos usuários do sistema único de saúde. “Estamos ampliando os serviços do hospital, sobretudo, os serviços de alta complexidade. É importante lembrar da capacidade da unidade em realizar procedimentos e cirurgias nas especialidades cuja demanda não era suprida, como é o caso da cardiologia. O hospital busca atender com mais resolutividade aos usuários da rede pública de saúde da região”, destacou.

Voltada ao diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas, a Hemodinâmica oferece procedimentos de angioplastia coronária, angioplastia das artérias dos membros, angioplastia das artérias carótidas (periféricas), tratamento endovascular de aneurisma e artérias cerebrais, entre outros. Gláucio Mozer explica que no cateterismo, a ocorrência de um evento negativo é inferior a 1%, contando de mortes até complicações menos “agressivas”, como por exemplo, um hematoma no local da punção.

Contudo, Mozer alerta para casos isolados que apresentam algumas restrições: usuários que estejam descompensados hemodinamicamente, ou seja, os que apresentam quadro de insuficiência renal ou diabéticos que fazem uso de metformina, são casos que requerem atenção especial.

A equipe de implantação do serviço de Hemodinâmica do HRCC é formada por oito profissionais, entre os quais: três médicos cardiologistas intervencionistas ou hemodinamicistas, um tecnólogo em radiologia, uma enfermeira especialista em Cardiologia, dois técnicos em enfermagem e um anestesista. Gláucio Mozer informou que a estimativa mensal é que sejam realizados 97 exames de cateterismo cardíaco.