“A educação avançou e começa 2018 planejada”, assegura secretária de Educação de Ilhéus


Secretária abre jornada – Secom Clodoaldo Ribeiro.

“Iniciamos este ano letivo de forma planejada, oferecendo para os nossos alunos aquilo que a gente quer para todos nós: o melhor. A educação em Ilhéus, avançou”. A opinião é da secretária municipal de Educação, Eliane Oliveira, ao abrir oficialmente hoje (5) pela manhã, a Jornada Pedagógica do município, no Centro de Convenções, em Ilhéus.

Com um discurso dirigido a mais de dois mil trabalhadores da educação, a secretária anunciou todo o cronograma da sua pasta para este ano, incluindo novas ações como o Projeto nas Ondas da Leitura, o Programa Escola da Inteligência, um novo formato de diário de classe e um modelo de gestão compartilhada.

Outro ponto destacado pela secretária é o fato de já no primeiro ano de governo, o prefeito Mário Alexandre estar reformando 10 unidades escolares. “A gente também começa o ano letivo com a totalidade dos ônibus do programa Caminho da Escola funcionando e as 27 rotas do transporte escolar no município dentro na normalidade de atendimento aos estudantes”, disse, lembrando ainda que, em breve, a nova Escola de Piaçaveira, será inaugurada pelo governo.

“As obras estão em andamento. É uma escola pequena que atenderá a 23 estudantes: 10 crianças pela manhã e mais 13 crianças à tarde. Mas o prefeito Mário Alexandre trata o projeto como se fosse para atender a um público de 23 mil estudantes. Esta é uma forma de diminuir distâncias e integrar os jovens da cidade e do campo”, destacou.

Este ano, mais oito mil estudantes passam a integrar a rede municipal, que ultrapassa a casa dos 20 mil alunos, uma das maiores redes da Bahia. “Me agrada ouvir a secretária durante a jornada se colocar diante daqueles que fazem a educação acontecer. O direito à educação deve concretizar o direito à aprendizagem e é fundamental este elo entre governo e sociedade para efetivamente darmos conta do que a educação pode ser de verdade”, elogiou a diretora do União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Gilvânia Nascimento.

Para a vice-presidente da APPI, Selma Estrela, a escolha do tema “responsabilidades e aprendizagem” é importante e oportuna. ”A responsabilidade por uma educação de qualidade, pela aprendizagem efetiva a todos, não é só dos professores, mas de todos os atores sociais, muito mais ampla”, afirmou. Representando a deputada estadual Ângela Sousa, o secretário municipal de Relações Institucionais, Sérgio Souza, destacou o papel dos professores na construção deste novo momento da educação, alicerçado, segundo definiu, no confiar, no crer e no sonhar. “Não podemos deixar de confiar que as coisas podem melhorar. Temos que fazer estas mudanças e vocês estão dando o melhor de vocês para que a educação de verdade prospere”, afirmou.

Presidente da Comissão de Educação e vice-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, o vereador Gil Gomes destacou o papel efetivo do prefeito Mário Alexandre na construção de uma educação pública de qualidade. “A educação move esta cidade. O prefeito tem a visão de futuro para comandar as transformações que Ilhéus precisa passar após mais de 20 anos de estagnação”, disse o vereador durante a abertura da Jornada Pedagógica do Município.

Para o prefeito Mário Alexandre, a construção de uma educação de qualidade é um princípio básico da sua administração, fortalecida com a valorização dos servidores, a melhoria nos ambientes de trabalho e parceria com a Câmara de Vereadores. “Por isso digo sempre. São vocês que estão aqui que também vão nos ajudar nesta reconstrução”, referindo-se aos professores como protagonistas dos principais avanços no setor.

Durante todo o dia a Jornada promoveu palestras com convidados e oficinas com profissionais da rede. Também houve apresentação do Projeto Arte e Dança, desenvolvido pela Seduc, sob a coordenação da professora Soane Marry. A Jornada prossegue nesta terça (6), nas unidades escolares da rede, onde serão discutidas as pautas pedagógica.