Prefeitura de Itacaré realiza ações para reordenar o trânsito no verão


Itacaré – Bahia.

Itacaré já um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia, não somente durante o réveillon, mas também para toda a temporada de verão. E para reordenar o trânsito na cidade, principalmente no período da alta estação, quando aumenta o fluxo de veículos, a Prefeitura de Itacaré, através das secretarias de Transporte e Trânsito e de Turismo, está desenvolvendo um trabalho de orientação dos motoristas de caminhões, veículos de até um eixo e também dos ônibus de turismo.

Através de panfletos informativos, materiais em redes sociais e nos veículos de comunicação, a Prefeitura está orientando sobre os períodos de carga e descarga e como devem proceder os ônibus de turismo. Também foram colocados mais agentes de trânsito para organizar as principais vias da cidade, realizada pintura de faixas, colocação de placas de orientação e uma série e medidas educativas.

De acordo com a orientação da Secretaria de Transporte e Trânsito, para o serviço de carga e descarga, fica permitida a entrada na cidade dos veículos de até um eixo, de segunda a sexta-feira, das 6 às 15 horas. Nos sábados, domingos e feriados, incluindo às vésperas, a entrada será permitida das 6 às 10 horas.

Fora desses horários, não será permitida a entrada de veículos dessa natureza, independente do serviço. O horário de saída será até às 17 horas. Os organizadores da operação alertam que será proibido os caminhões pernoitarem na cidade. A Prefeitura de Itacaré alerta, no entanto, que no feriado do dia primeiro de janeiro não será permitida a entrada de veículos para fazer a carga e descarga de mercadorias.

Já os ônibus de turismo deverão fazer os transbordos apenas na rodoviária. Conforme o Decreto 570/2011, fica proibido o tráfego e o estacionamento de ônibus de turismo no centro da cidade, em qualquer horário e dia da semana. De acordo com os integrantes das secretarias de Transporte e Trânsito e de Turismo, essas medidas se fazem necessárias para evitar congestionamentos e transtornos em Itacaré, já que uma cidade organizada só é possível através da compreensão, o bom senso e a colaboração de todos.