PSB, vereadores e o secretário de agricultura cobram o SVO do prefeito


Reunião debateu a reativação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO).

O presidente do PSB-Ilhéus, Diego Messias, os vereadores Lukas Paiva, Nino Valverde, Abraão e Pastor Matos, além do secretário de agricultura e Pesca, Valmir Freitas se reuniram no início da tarde da última quarta-feira com o Prefeito Mário Alexandre e o secretário de Governo Alisson Mendonça para discutir o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), voltado para a verificação do óbito natural, sem assistência médica, que existe timidamente no município.

Segundo Valmir Freitas, apenas na semana passada, no distrito de Inema, faleceram duas pessoas de causas naturais, como no momento da morte daquelas pessoas, elas estavam em casa, os familiares padeceram para conseguir a Declaração de Óbito (DO), documento essencial para a autorização de sepultamento e a certidão de óbito.

De acordo com os vereadores Lukas Paiva e Nino Valverde, o SVO é necessário principalmente para as pessoas do interior, pois, além de serem muito carentes, moram distantes da sede e perecem para conseguir um médico que analise o óbito e libere a DO, visto que o SAMU e os hospitais não expedem a DO se o paciente não for atendido em vida.

Para os vereadores Pastor Matos e Abraão, o serviço irá dar dignidade aos familiares que já estão sofrendo com a perda do ente querido, além de agilizar a liberação do corpo para o sepultamento.

O Prefeito Mário Alexandre entendendo a urgência e necessidade do SVO, ouviu a sugestão do presidente do PSB-Ilhéus, Diego Messias, e informou que buscará um convênio entre a Prefeitura e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para que o SVO seja realizado por profissionais municipais, porém utilizando a infraestrutura do órgão estadual.

O SVO, sendo o convênio firmado, será realizado no Centro da cidade, com a estrutura já montada. A Prefeitura não precisará alugar um espaço, tampouco terá custo com água, luz ou telefone, tendo custo apenas com os recursos humanos. Assim, além de ter um custo menor, com o convênio, o atendimento iniciará mais rápido, argumentou o Prefeito.