Programa Criança Feliz é lançado em Ilhéus


Lançado pela Prefeitura, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Social durante o Natal Solidário dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), o programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz – beneficiará 500 famílias de Ilhéus. Destinado a gestantes e crianças de zero a três anos cadastradas no Bolsa Família e de zero a seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) tem como objetivo o acompanhamento , o desenvolvimento das crianças na primeira infância e a redução das desigualdades.

O lançamento contou com a presença do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, da deputada Estadual Ângela Sousa, da secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, dos secretários de Relações Institucionais, Sérgio Sousa, e de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Hermano Fahning, membros do Conselho Tutelar do município e comunidade.

“É mais um programa que vem melhorar o atendimento às famílias ilheenses, garantindo mais acesso à saúde, educação, cultura e ações socioassistenciais”, destaca o prefeito Mário Alexandre.  Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Criança Feliz promove o desenvolvimento integral infantil por meio de visitas às famílias beneficiárias do programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada por profissionais capacitados.

“O objetivo do programa é acompanhar as gestantes e as crianças logo nos primeiros anos de vida. A equipe realiza visitas semanais, o que contribui para o crescimento e desenvolvimento das crianças, a redução da violência, a diminuição da evasão escolar e a garantia de seus direitos, dando mais oportunidades de terem um futuro melhor”, destaca Soane Galvão.

O programa funcionará nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nos bairros Nossa Senhora das Vitórias (CRAS Sul), Jardim Savoia (CRAS Norte) e no Teotônio Vilela (CRAS Vilela), cujas gestantes e crianças estejam em situação de vulnerabilidade e de risco.

A equipe é composta por visitadores e supervisores que acompanham semanalmente as famílias. O trabalho dos educadores sociais tem como base o manual de Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) através de articulações das políticas de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Direitos das Crianças e dos Adolescentes, dentre outras. Para se cadastrar procure o CRAS mais próximo da sua residência.