Projeto Copa CEI trabalha arte, esporte e cidadania em Itacaré


Depois de vários meses levando arte, cidadania, esportes e trabalhando os valores sociais, foi encerrado na manhã da última sexta-feira a Copa de Futsal do Centro Educacional de Itacaré, um projeto desenvolvido pelos professores Nilson Souza, Miller Palafoz, Jaqueline Souza e Rafael Barros com os alunos dos oitavos e nonos anos e também do Eixo 5 do CEI.

A proposta foi não somente trabalhar o esporte dentro da escola, como também discutir o dia a dia dos alunos, a realidade social, os valores e fazer uma reflexão sobre a arte e os acontecimentos históricos. E depois de muitas disputas e a soma de conhecimentos, foram conhecidos os vencedores da Copa CEI. Em primeiro lugar ficou a equipe do Madagascar, deixando o time Nova Esperança em segundo e o Mônaco na terceira colocação.

Além dos jogos, também foram realizadas durante o projeto oficinas de arte e pintura das paredes da escola, sob a orientação do artista plástico Geilton Conceição. E o resultado chamou a atenção dos organizadores pela qualidade dos trabalhos e pela participação efetiva dos estudantes. A temática das pinturas é a consciência negra, chamando a atenção para as desigualdades sociais.

O professor Rafael Barros explica que a ideia é fazer uma educação cada vez mais inclusiva e transformadora. “Do ponto de vista pedagógico, visa acrescentar valores sociais na vida desses meninos e meninas”, complementou. O projeto contou com o apoio da Prefeitura de Itacaré, através das secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Juventude Esporte e Cultura, do diretor do Centro Educacional, José Augusto, do supervisor de esporte amador da Prefeitura, Jacques Muller e do assessor de planejamento, Cleber Miranda.

Durante a semana eram o momento de discutir as disciplinas, trabalhar a arte e os valores sociais. E nos sábados o assunto era o esporte, despertando o talento dos alunos do CEI. O projeto teve como principal objetivo ocupar os alunos em horários vulneráveis, conjugando esporte, cultura e ações sociais, como pintura do espaço da escola e doações de alimentos para instituições carentes.