Programa Primeira Infância no SUAS Criança Feliz será lançando em Ilhéus


Será lançando pela Prefeitura de Ilhéus, amanhã (19) e na quarta – feira (20) durante o Natal Solidário dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), o programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz – para gestantes e crianças de 0 a 3 anos cadastradas no Bolsa Família e crianças de 0 a 6 anos que recebem o benefício de prestação continuada (BPC).

O programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), tem como objetivo implementar ações no campo das políticas públicas para o apoio às famílias no exercício das funções de proteção, cuidado e educação das crianças na primeira infância.

“As gestantes e as crianças precisam de uma atenção especial na saúde e na educação. O programa acompanha os primeiros anos da infância com visitas domiciliares das equipes e ações de fortalecimento das famílias, incentivando o desenvolvimento e buscando contribuir para a quebra do ciclo da pobreza, a redução da violência, a diminuição da evasão escolar e outros ganhos sociais”, destaca Soane Galvão, secretária de Desenvolvimento Social.

Na primeira fase, serão atendidas 500 famílias. O programa visa também o fortalecimento do vínculo entre o cuidador e a criança, garantindo o acesso aos direitos e funcionará nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nos bairros Nossa Senhora das Vitórias (CRAS Sul), Jardim Savoia (CRAS Norte) e no Teotônio Vilela (CRAS Vilela), cujas gestantes e crianças, de zero a seis anos de idade, estejam em situação de vulnerabilidade de risco.

A equipe é composta por visitadores e supervisores que acompanham semanalmente as famílias. O trabalho dos educadores sociais tem como base o manual de Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) através de articulações das políticas de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Direitos das Crianças e dos Adolescentes, dentre outras.

Natal Solidário CRAS – Em comemoração às festas de fim de ano será realizado nesses dois dias o Natal Solidário pelos CRAS. Nesta terça-feira (19), 8 horas, o CRAS Norte realizará o evento no Centro de Educação Estudos e Pesquisa (CEEP), na Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 755, Malhado. No período da tarde, às 14 horas, o CRAS Vilela será na Igreja dos Mormons, Rua Belo Horizonte, Teotônio Vilela. Já no dia (20), às 8 horas, CRAS Sul, no Centro Evangelístico Nova Vida, Rod. Ilhéus – Buerarema, n° 264, entrada do Ilhéus II, e, às 14 horas, CRAS Oeste, na Escola Municipal Banco da Vitória, loteamento Santa Clara. O evento é destinado às famílias referenciadas dos CRAS.