Pedro Tavares é contra descarte de comida nas escolas públicas


“O desperdício de alimentos é um desafio mundial. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) considera a questão da perda de alimentos de grande importância nos esforços para combater a fome, aumentar a renda e melhorar a segurança alimentar nos países mais pobres do mundo”, disse o deputado Pedro Tavares (PMDB) no projeto de lei contra o descarte de comida nas escolas públicas.

A FAO considera que a população mundial está em elevado nível de insegurança alimentar, uma vez que um terço do que é produzido é perdido, o que equivale a cerca de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos, suficientes para alimentar 2 bilhões de pessoas.

“Fica instituído este projeto reduzir e combater os desperdícios alimentares nas escolas públicas do Estado. Há alimentos descartados anualmente que ainda se mostram aptos ao consumo humano, ou mesmo a outros usos, tais como alimentação animal, compostagem e geração de energia. O país se recente de um sistema integrado para interligar as fontes de desperdício com aquelas carentes de seu recebimento. A finalidade desta proposição é portanto educar os alunos, desde cedo, sobre a gravidade do desperdício de alimentos, além de conscientizá-los a dar o devido tratamento aos resíduos alimentares”, ressaltou.