Equipes do Criança Feliz realizam cadastramento


Com objetivo de cadastrar crianças de 0 a 6 anos e gestantes do Bolsa Família no programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz – as equipes de visitadores e supervisores da secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus estão realizando visitas domiciliares nos bairros de Ilhéus.

O programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério das Cidades, tem como objetivo implementar ações no campo das políticas públicas para o apoio às famílias no exercício das funções de proteção, cuidado e educação das crianças na primeira infância.

Além de promover o desenvolvimento humano integral das crianças nessa fase inicial de vida, o programa tem como pilares as visitas domiciliares e as ações intersetoriais para fortalecimento das famílias, a fim de incentivar o desenvolvimento das competências das crianças, buscando contribuir para a quebra do ciclo da pobreza, a redução da violência, a diminuição da evasão escolar, entre outros ganhos sociais.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, na primeira fase, serão atendidas 500 famílias. O programa funciona através dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) instalados nos Bairros Nossa Senhora das Vitórias (CRAS Sul), na Zona Norte/Jardim Savoia (CRAS Norte) e no Teotônio Vilela (CRAS Vilela), cujas crianças, de zero a três anos de idade, estejam em situação de vulnerabilidade de risco.

Dentro deste público serão contemplados gestantes e crianças de 0 a 3 anos do programa Bolsa Família e crianças de 0 a 6 anos que recebem o benefício de prestação continuada (BPC).

O trabalho dos educadores sociais tem como base o manual de Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC), elaborado pelo UNICE, através de articulações das políticas de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Direitos das Crianças e dos Adolescentes, dentre outras.
Lançamento – Em Ilhéus, o programa será lançado oficialmente nos dias 19 e 20 de dezembro nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Procure o Cras mais próximo da sua residência e saiba mais informações sobre o programa.