Assembléia Legislativa aprova Dia de Incentivo ao Ciclismo


Deputado Pedro Tavares.

 

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Pedro Tavares (PMDB), que institui o Dia de Incentivo ao Ciclismo no Estado da Bahia, a ser comemorado anualmente no dia 14 de abril. De acordo com o parlamentar, a iniciativa tem o objetivo de estimular a prática, promover debates e eventos sobre a mobilidade sustentável e segurança de ciclistas no trânsito, além de motivar soluções inovadoras de gestão pública.
 
“A bicicleta tem sido utilizada como modalidade de transporte por milhões de pessoas em todo o mundo. Sensibilizar a sociedade, empreendedores privados e gestores públicos dos benefícios da prática do ciclismo é fundamental para a segurança no trânsito e direitos dos ciclistas. Promover o uso da bicicleta é também promover a democracia e a igualdade social. Uma cidade com um bom planejamento cicloviário garante a qualquer cidadão em uma simples bicicleta os mesmos direitos de ir e vir”, explica Tavares, autor da matéria. 
 
Além de ser ecologicamente sustentável, o deputado destaca os benefícios do ciclismo para saúde de quem pedala. “O ciclismo propicia bem-estar físico e mental do organismo. A prática com frequência é capaz de reduzir os níveis percebidos de estresse e gera relaxamento. Pedalar regularmente é investir em uma vida mais saudável no médio e longo prazo”, pontua.
 
Tavares explica que durante o Dia de Incentivo ao Ciclismo, o poder executivo poderá apoiar e desenvolver atividades como palestras, seminários, encontros, eventos educativos, culturais, esportivos e recreativos, entre outros. O projeto segue agora para sanção do governador Rui Costa.