Seminário destacou inovação da Gestão Pública Municipal


As melhores práticas da gestão pública municipal foram apresentadas no Seminário Gestores Públicos do Sul da Bahia, realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Ilhéus. Ao longo de palestras e oficinas, prefeitos, secretários e agentes de desenvolvimento tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e conhecer cases de sucesso, como da cidade de Gramado-RS. O seminário foi realizado pela Sebrae, em parceria com a Amurc e Institutos Natura, Arapyaú e Nossa Ilhéus.

Com a supervisão da Associação de Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, secretários municipais que integram os fóruns de Saúde, Educação, Assistência Social, Agricultura e Meio Ambiente, Comunicação, Cultura e Turismo apresentaram projetos e ações que estão sendo desenvolvidos em suas secretarias e compartilhadas com outros gestores municipais.

A ideia integra o Programa de Apoio Gerencial e Institucional ás Prefeituras do Litoral Sul, criado em 2011. Até hoje, promove a qualificação e o aperfeiçoamento dos gestores públicos municipais nas áreas estratégicas para o desenvolvimento local. O objetivo, segundo o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, visa “aumentar a eficiência e eficácia na execução de políticas públicas e na condução de sua implementação”.  

Com ações planejadas e aplicadas de forma estratégica no município, o secretário de Turismo de Canavieiras, que também preside o Fórum de Turismo, Abel Lisboa revelou que é possível ter um aquecimento na economia, através da geração de emprego e renda. “Nós estamos ainda no primeiro ano de gestão, mas planejando para o ano de 2018 e a gente está aprimorando as ações para ter a nossa região e a nossa cidade rumo ao desenvolvimento.

Durante o encontro, o público também foi motivado com a experiência vivenciada pelo ex-prefeito de Gramado, no Rio Grande do Sul, Pedro Bertolucci. Em 18 anos como gestor público, ele investiu em inovação e na qualidade de vida da população, restaurando a infraestrutura da cidade e na realização de eventos culturais. Hoje, a cidade de 35 mil habitantes possui um grande potencial turístico, e recebe todos os anos 5 milhões de turistas.

Segundo Pedro, o envolvimento de todos os representantes da sociedade é fundamental para o desenvolvimento local, mas a comunidade precisa “abraçar” a ideia. “Um tripé funciona muito bem: a comunidade, a iniciativa privada e o Poder Público. Se uma delas não funcionar, a comunidade pode tomar iniciativa, com o apoio das lideranças comunitárias e associações”.

Como parte da programação, o público-alvo do evento participou de uma capacitação para elaboração do Plano de Metas de seus municípios, realizado pelo Instituto Nossa Ilhéus (INI) e a Rede Brasileira por Cidades Justas Democráticas e Sustentáveis. Com base no plano de metas, os gestores ficarão responsáveis por elaborar o plano plurianual. Com ele, é possível, por exemplo, ter benefícios e economias importantes para a máquina pública e trabalhar com metas claras nos diversos setores, a fim de ter um ambiente político mais resolutivo.

Avaliação

O prefeito de Canavieiras e vice-presidente da Amurc, Clóvis Roberto Almeida levou sua equipe de secretários municipais e destacou que as orientações técnicas apresentadas no seminário são fundamentais para o desenvolvimento da gestão pública. “Evento importante, muito proveitoso porque estamos buscando capacitação e unir forças para que a gente possa produzir serviços de qualidade com eficiência, motivando toda a nossa equipe”.

Já o prefeito de Jussari, Antônio Valete revelou que o Seminário foi importante para ter informação atualizadas e trocar experiências sobre as ações da gestão municipal. “As informações apresentadas pelos fóruns foram importantes porque a gente vê que os secretários estão participando, estão tendo conhecimento sobre como conduzir de forma eficaz as ações e projetos das suas pastas no município”.