Chefes de cozinha de Itacaré foram destaque na Fenagro, em Salvador


Foto divulgação.

A culinária e a agricultura familiar de Itacaré foram os grandes destaques desta quinta-feira na aula show da primeira edição do Bahia Rural Contemporânea, que abriga a VII Feira Baiana da Agricultura Familiar Economia Solidária e Reforma Agrária (VII FEBAFES) e a 29ª Feira Internacional da Agropecuária (FENAGRO), em Salvador. Os chefes de cozinha itacareenses Leleco Maia e Marly Catarino, deram um verdadeiro show, não somente pelo sabor e o requinte dos pratos, mas também pela utilização de produtos da agricultura familiar.

Na sua aula-show o chefe Leleco Maia apresentou um risoto de maxixe com picles de chuchu, peixe grelhado e molho de ouriço. Já a chefa Marly Catarino ensinando passo a passo como fazer sorvete de graviola em copo de chocolate e nibs. Os dois itacareenses fizeram parte do Festival Sabores de Itacaré e mostraram um pouco da culinária regional e da gastronomia local a partir da agricultura familiar. Junto com os chefes também estão o secretário de Turismo da Prefeitura de Itacaré, Júlio Oliveira, e os técnicos da secretaria que estarão divulgando as potencialidades turísticas da cidade.

O evento vai até o dia 4 de dezembro, no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador e reúne cerca de 150 expositores e mais de 3 mil produtos de cooperativas e associações de todo o estado. Toda a diversidade e riqueza produtiva e cultural dos Territórios de Identidade da Bahia estão presentes na primeira edição do Bahia Rural Contemporânea, onde os visitantes da FEBAFES podem degustar, comprar e conhecer produtos já conhecidos do público como cerveja de umbu, licuri caramelizado, linguiça de tilápia, além de novidades como chocolates especiais, geleia de maracujá do mato, barrinhas de cereais com sabores exóticos, massas prontas para bolos, néctar de frutas, morangos in natura, entre outros. Tudo isso sem contar com a gastronomia de Itacaré, que já é conhecida internacionalmente.

A Feira conta com Praça dos Povos e Comunidades Tradicionais, Feira Verde, Espaço Arte (com produção de cerâmica e pintura) e Espaço Cultura. Tudo organizado por Territórios de Identidade do estado, onde estão sendo apresentados produtos da economia local, cultura, culinária e belezas naturais. Outro destaque é o Quiosque Chocolates da Bahia, que estará comercializando mais de 20 marcas de chocolates de origem da região cacaueira do estado.