Prefeitura de Ilhéus e Detran firmam convênio para ações de melhorias no trânsito


O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, e o diretor geral do Detran na Bahia, Lúcio Gomes, assinaram um convênio de cooperação técnica com a finalidade de implementar diversas ações para melhorias no trânsito da cidade.  O ato aconteceu na tarde de quarta-feira, 29, no Centro Administrativo do Município, com as presenças do coordenador da 13ª Ciretran, tenente coronel Valci Serpa, do superintendente municipal de Trânsito e Transportes, Gilson Nascimento, e o gerente de Trânsito da Sutran, Rogério Buralho.

As autoridades estão preocupadas com o alto índice de violência no trânsito, tanto no estado como no município, e decidiram promover ações conjuntas que possam ter repercussão já na temporada de verão. O convênio, com vigência a partir de janeiro, viabilizará projetos para execução de sinalização vertical e horizontal, colocação de semáforos e outras iniciativas que garantam o melhor fluxo de veículos nas principais vias e praças da cidade, e proporcionem mais tranquilidade e mobilidade ao cidadão-motorista.

Na oportunidade, o prefeito pediu celeridade no desenvolvimento dos projetos para sua efetivação na alta estação, quando Ilhéus registra um aumento significativo no fluxo de trânsito, no sentido de evitar grandes congestionamentos. “Ilhéus passará por uma reorganização no trânsito, com mais ordenamento, segurança, paz e com menos violência”, declarou o prefeito.

O diretor geral do Detran, Lúcio Gomes, é ilheense, servidor público do município, e disse ter interesse em contribuir no que for possível para a melhoria do trânsito na cidade. “Não poderia deixar de atender ao apelo de Ilhéus e cuidar pelo trânsito mais seguro e mais responsável. O Detran tem realizado uma série de atividades conjuntas com a prefeitura, a fim de proporcionar mais paz e reduzir o número de acidentados e vitimados que alarmam a população baiana e brasileira”, afirmou.

Nesse sentido, Gomes disse que viabilizará diversas ações voltadas à educação para o trânsito, a exemplo dos programas Pró-vítimas e Trânsito Cidadão, durante a Operação Verão, quando iremos trabalhar juntamente com a Sutran, inclusive na área de fiscalização. Através do convênio, haverá um processo de seleção para o cursos formação para moto-taxistas. Segundo Lúcio Gomes, os primeiros contemplados irão iniciar o processo de seleção já em janeiro.