Hackers atacam portal da prefeitura de Ilhéus e polícia apura o caso


Foto divulgação PMI.

Durante a manhã desta quinta-feira (23), diversos serviços da Prefeitura de Ilhéus foram suspensos depois que um grupo de hackers invadiu o sistema interno e criptografou todos os arquivos e pastas. De acordo com o secretário municipal de Administração, Bento Lima, após a invasão, uma sequestradora de dados deixou uma mensagem na tela do computador informando as condições para a liberação dos dados, como o valor da liberação e os dados da conta para o depósito.

“Assim que detectamos o evento, bloqueamos a internet a fim de evitar maiores transtornos. Fizemos o registro na Polícia Civil que já está apurando o caso. O serviço de internet já foi restabelecido, contudo, os arquivos internos danificados permanecem bloqueados, trazendo prejuízos aos serviços de diversos setores da prefeitura”, lamenta.

Entre os serviços afetados com o ataque estão a emissão de IPTU, Portal da Transparência, o Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão, Licitações e o Cartão Vale-Mais, causando transtornos ao funcionalismo.